Dirigentes da CNTSS/CUT defendem pauta da enfermagem no 27º CBCENF em Salvador
27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que acontece de 8 a 11/09, reúne trabalhadores, pesquisadores, estudantes e representações nacionais e internacionais para discutir tecnologias e inovações.
Publicado: 08 Setembro, 2025 - 17h00 | Última modificação: 10 Setembro, 2025 - 18h48
Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

A semana começa com a luta em defesa da enfermagem em destaque. Tem início nesta segunda-feira, 08 de setembro, e se estende até quinta-feira, 11, no Centro de Convenções de Salvador (BA), o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), considerado o maior encontro científico da área na América Latina e um dos maiores eventos da profissão em todo o mundo. Esta edição está sendo realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem e pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. A abertura oficial do 27º CBCENF acontece a partir das 17h do dia 8 de setembro.
Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), que acompanham o Fórum Nacional da Enfermagem, participarão do Congresso. São eles: Isabel Cristina Gonçalves (SINDESC/PR), Sirley Braga Filho Pires (Sindsaúde/GO), Ismael Miranda da Rosa (SERGS) e Alindai Santana Pereira (Sindprev/BA). Além de lideranças e trabalhadores de entidades de vários estados filiadas à Confederação, está confirmada a presença do primeiro tesoureiro da Confederação, Raimundo Rodrigues Cintra (SINDPREV/BA).
A Confederação, que historicamente representa os trabalhadores da enfermagem em suas diversas lutas, aproveitará a oportunidade para reiterar as pautas de reivindicações da categoria. Na ocasião, também será distribuído um material específico elaborado para o 27º CBCENF. O documento aborda a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), suas políticas públicas e seus trabalhadores. Considerando o SUS como um patrimônio da sociedade e um modelo para o mundo, a CNTSS/CUT reitera a necessidade de mais financiamento, valorização dos trabalhadores e consolidação dos espaços de Controle Social.
Na mesma linha, o documento destaca as lutas históricas assumidas pela Confederação em relação ao piso salarial e à jornada de trabalho de até 30 horas da enfermagem. Esses temas foram reiterados por seus dirigentes durante Audiência Pública realizada em 29 de setembro, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. Organizada pelo Fórum Baiano da Enfermagem e pelo Fórum Nacional da Enfermagem, a atividade discutiu a importância da mobilização da categoria e da sociedade para que seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 19/2024, que visa alterar a Constituição Federal para estabelecer que o piso salarial de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras corresponda a uma jornada máxima de até trinta horas semanais.
27º CBCENF
De acordo com os organizadores, o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que terá como tema “Tecnologias e inovações em Enfermagem: qualidade, eficiência e segurança do cuidar”, reunirá profissionais, estudantes, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais. Números do início do mês apontavam cerca de 9,7 mil inscrições presenciais e 26,4 mil online, de várias partes do país e do mundo, representando 23 nações, além da presença de 1.519 autoridades, palestrantes e colaboradores.
A programação contemplará uma série de atividades. Na área científica, serão realizadas 52 sessões científicas, 36 cursos e três seminários, entre outras atividades. Também estão previstos os lançamentos de 74 livros e as apresentações de 4.916 trabalhos científicos. Haverá ainda uma feira de exposições, onde serão realizadas apresentações artísticas e onde estarão instalados os estandes dos Conselhos de Enfermagem, dos patrocinadores e dos parceiros institucionais que fazem parte do evento.
Números destacados pelos organizadores apontam que o evento, ao longo de todas as suas edições, registra a marca de 256.494 inscrições, 27.729 trabalhos científicos apresentados e 624 cursos realizados, entre outras milhares de atividades científicas. No que diz respeito ao perfil da categoria, a base de dados do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem aponta que existem 469.587 auxiliares, 1.993.171 técnicos e 796.206 enfermeiros registrados no Brasil, totalizando mais de 3,2 milhões de profissionais de enfermagem em todo o país.
Leia também:
CNTSS/CUT: lideranças defendem aprovação da PEC da Enfermagem (19/2024) em audiência
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT