Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > EM REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA GESTÃO, CNTSS/CUT COBRA CRIAÇÃO DA MESA ESPECÍFICA DE NEGOCIAÇÃO DO INSS E AVANÇO NAS PAUTAS DOS SERVIDORES

Em reunião no Ministério da Gestão, CNTSS/CUT cobra criação da Mesa Específica de Negociação do INSS e avanço nas pautas dos servidores

07/12/2023

Documento da Confederação defendendo a pauta dos trabalhadores foi protocolado pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério de Gestão; governo se compromete com Mesa Específica em 2024

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Divulgação

 

Uma importante pauta de reivindicações de interesse dos servidores e servidoras do Seguro Social foi reafirmada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) em reunião sobre a Mesa de Negociação Especifica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizada nesta quinta-feira, 07/12, em Brasília, no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), com a presença do secretário de Relações do Trabalho do Ministério de Gestão e Inovação, José Lopez Feijóo. A reunião é resultado de solicitação feita pela Confederação.

 

Representaram a CNTSS/CUT a dirigente nacional, Terezinha de Jesus Aguiar, e Luiz Eustáquio Ramos Neto, coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev PE). Na ocasião, as lideranças protocolaram o documento assinado pela presidenta da CNTSS/CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, elencando as pautas prioritárias da categoria. Também participaram da reunião representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS).

 

Documento quer Mesa de Negociação e debate Acordo de Greve

 

Entregue em mãos ao secretário José Lopez Feijóo, o documento da CNTSS/CUT, tendo como referência a priori a instalação da Mesa Nacional Específica da Carreira do Seguro Social, quer suscitar o debate focando no Acordo da greve de 2022 em consonância com a Nota Técnica nº 13/2023/CGEDUC/DGP-INSS, Processo nº 35014.201044/2023-85, que versa sobre a proposta de reestruturação da Carreira do Seguro Social. A indicação, por parte dos representantes do governo, é que a Mesa tenha sua estruturação em 2024.

 

 

Neste sentido, o documento da CNTSS/CUT, cuja íntegra segue anexa abaixo, foca na reestruturação da Carreira do Seguro Social, tendo-a como carreira típica de estado, uma vez da inquestionável especificidade das atividades desenvolvidas que são exclusivas e indelegáveis. Também estabelece pontos direcionadas à remuneração destes trabalhadores, inclusive com incorporação da Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social – GDASS ao vencimento básico. A recomposição da força de trabalho do INSS, por meio de concursos públicos, capacitação permanente, política de saúde para os servidores, entre outros pontos também elencados no documento.

 

Diálogo efetivo: conquista da Mesa para 2024

 

As lideranças da Confederação consideram de grande valor o compromisso assumido pelo governo de criação da Mesa Específica, tendo em vista que responde a uma demanda defendida há muito tempo na busca de efetivação de um espaço próprio de diálogo voltado às discussões por melhores condições e relações de trabalho, por direitos, por valorização dos profissionais e para encaminhar os pontos do Termo de Acordo da Greve de 2022.

 

“A reunião teve como foco discutir o Termo de Acordo da Greve do serviço público federal de 2022. Estivemos aqui e tivemos uma discussão até longa. Esta discussão está entendendo que a partir de 2024 o Ministério da Gestão e Inovação vai instalar a Mesa Específica do INSS. Estas negociações vão levar à conclusão da instalação da Mesa para discutir o Termo de Acordo,” afirma Terezinha Aguiar.

 

 

O coordenador do Sindsprev PE também observa o avanço conquistado na direção da criação da Mesa. “Eu e a companheira Teca acabamos de descer de uma reunião conjunta com os companheiros da FENASPS para representar os trabalhadores da CNTSS com o Feijóo, que é secretário de Relações de Trabalho do MGI. Esta reunião foi importante porque debatemos a instalação da Mesa para discutir a questão da greve e as demais questões inerentes aos trabalhadores, “ destaca Eustáquio.

 

Tem mais agenda em dezembro

 

Ainda neste mês de dezembro, a CNTSS/CUT terá uma série de reuniões nos espaços de governo para encaminhamento das demandas que vêm sendo acompanhadas na defesa dos direitos dos servidores e servidoras, quais sejam: 11/12, segunda-feira, Reunião Comitê de Serviços Previdenciários; 12/12, terça-feira, Reunião do Comitê Permanente de Processos de Trabalho; 18/12, segunda-feira, Reunião da Mesa Nacional Permanente de Negociação.

 

Clique sobre a imagem e assista o vídeo:

 

 

Nota Técnica nº 13/2023/CGEDUC/DGP-INSS

 

Documento da CNTSS/CUT protocolado na reunião

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]