Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PARTICIPANTES DA 6ª PLENÁRIA ESTATUTÁRIA DA CNTSS/CUT DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA A SEGURIDADE SOCIAL A PARTIR DO PLANO DE LUTAS DA CONFEDERAÇÃO

Participantes da 6ª Plenária Estatutária da CNTSS/CUT definem estratégias para a Seguridade Social a partir do Plano de Lutas da Confederação

05/12/2014

Trabalho em grupo permitiu que representantes de cada setor do Ramo da Seguridade Social debatessem e aprovassem novas ações para serem realizadas neste próximo período

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A programação da 6ª Plenária Estatutária da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, realizada de 26 a 28 de novembro, em Florianópolis (Santa Catarina), reservou um espaço importante para a discussão e planejamento sobre o Plano de Lutas da Confederação. Aprovado durante o 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT, em maio de 2013, o Plano de Lutas lista as políticas gerais e específicas a serem realizadas durante o mandato da atual Direção da Confederação, que vai de 2013/2016.

 

Além de uma análise da conjuntura nacional feita à luz do resultado das eleições gerais de 2014, a 6ª Plenária Estatutária teve por objetivos realizar balanço das atividades deste primeiro momento da atual Direção, atualizar as estratégias para o Ramo da Seguridade Social e definir calendário de lutas para o próximo período. Objetivos que foram cumpridos pelos cerca de 150 delegados e observadores eleitos em sindicatos e federações filiados à CNTSS/CUT.

 

Clique sobre a imagem e veja a exposição de Sandro Cezar

 

Para auxiliar nas discussões, foi promovida uma mesa de debates com o tema: “Atualizando a estratégia da CNTSS/CUT: perspectivas e desafios na organização do Ramos da Seguridade”. Este momento contou com as exposições feitas pelo presidente da CNTSS/CUT, Sandro Cezar; pelo secretário de Políticas Sindicais da Confederação, Cícero Lourenço da Silva, e também pela secretária de Relações do Trabalho, Maria de Fátima Veloso Cunha.

 

A coordenação da mesa teve a colaboração da secretária geral adjunta da CUT Nacional e secretária de Mulheres da Confederação, Maria Aparecida Farias; do diretor Executivo da Confederação, Antônio Raimundo Carvalho; e de Leocides José de Souza, do Conselho Fiscal. Neste momento, os expositores fizeram um balanço geral das lutas e estratégias que nortearam este primeiro período de mandato da nova direção.

 

Clique sobre a imagem e veja a exposição de Cícero Lourenço e Fátima Veloso

 

O presidente da CNTSS/CUT, Sandro Cezar, aproveitou a oportunidade para apresentar um resumo das lutas da Confederação a partir de quatro eixos principais: organização do Ramo, lutas gerais da CUT, participação em Fóruns Institucionais e atividades internacionais (apresentação estará disponibilizada no final deste texto em PDF).

 

Depois das apresentações teve início o trabalho em grupo onde os delegados e observadores se reuniram por setor (agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, categorias, estaduais, federais e saúde privada). Neste ponto da agenda da 6ª Plenária os participantes utilizaram o Plano de Lutas da Confederação para nortear as discussões.

 

O resultado deste intenso trabalho consistiu na apresentação em plenário de estratégias e propostas para as políticas gerais e específicas de cada setor. Neste momento, os delegados e delegadas debateram e referendaram, por meio de voto, as propostas encaminhas pelos grupos (veja resultado logo abaixo).

 

Clique sobre a imagem e assista a saudação final da 6ª Plenária

 

O encerramento da 6ª Plenária Estatutária foi realizado em mesa composta pelo presidente da Confederação, Sandro Cezar, e pela secretária geral da CNTSS/CUT, Célia Regina Costa. Na ocasião, o presidente da CNTSS/CUT fez questão de agradecer a participação dos delegados e observadores. “Queria agradecer a todos que estiveram estes dias conosco. Foi um debate bastante proveitoso. Nos preparou para o enfrentamento que teremos até o nosso próximo Congresso, que acontecerá em 2016,” destacou Sandro Cezar.

 

A Secretária Geral da Confederação aproveitou este momento para agradecer a todos os presentes e também o apoio recebido da CUT Nacional para a realização da Plenária. “Quero agradecer a todos os funcionários, à direção da CUT que nos apoiou profundamente e os convidados que vieram. Foi uma boa plenária. Toda a direção tem agora esta responsabilidade de ajudar a gente a implementar esta tarefa que nós todos discutimos. Não só as prioridades, mas todas elas que são de nossa responsabilidade,” afirma Célia Regina.

 

Clique aqui e veja a íntegra do Balanço das atividades da CNTSSCUT 2013/2014

 

Clique aqui e veja o Plano de Lutas 2015/2016 aprovado na 6ª Plenária

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]