Livro conta os Anos de Chumbo através da trajetória de um de seus mais aguerridos combatentes
O jornalista e escritor João Roberto Laque está lançando o livro Pedro e os Lobos Os Anos de Chumbo na trajetória de um guerrilheiro urbano. Em suas 640 páginas, a obra vai contando a vida de Pedro Lobo de Oliveira enquanto narra todas as ações armadas, as prisões, as torturas e as nuances políticas que marcaram o regime militar instalado no Brasil a partir de 1964.
A história do Pedro, por si só, já é fascinante, uma vez que de bóia fria ele passa a servente de pedreiro e metalúrgico até ingressar na Força Pública, hoje Polícia Militar. Expulso da corporação em maio de 64 por força do AI-5, o então sargento Lobo funda a Vanguarda Popular Revolucionária e se torna um dos mais ativos guerrilheiros urbanos da época.
Preso no início de 69, Pedro é barbaramente torturado até ser banido do país durante o sequestro do embaixador alemão. Depois de passar por Argélia, Cuba, Chile e Argentina, o personagem central de Pedro e os Lobos se instala na Alemanha Oriental, atrás da chamada Cortina de Ferro. Com a anistia, ele volta ao Brasil onde é reintegrado aos quadros da Polícia Militar como se sua vida encerrasse um caprichoso ciclo.
Autor do livro, o jornalista João Roberto Laque explica os objetivos dessa obra que ultrapassa os limites de uma biografia tradicional.
Através da trajetória de vida do Pedro, procurei traçar, numa linguagem simples, o perfil dos conflitos políticos e sociais que marcaram o governo Jânio/Jango e as agruras da ditadura implantada pelos militares.
Para conhecer melhor o livro, ler o prefácio e dezenove de seus capítulos ou adquirir um exemplar, acesse www.pedroeoslobos.com ou mande um e-mail para
[email protected].