CNTSS
>
ARTIGOS
>
OS DESAFIOS DA SECRETARIA DE COMBATE AO RACISMO
Os desafios da Secretaria de Combate ao racismo
18/08/2009
•Julia Nogueira
A CUT antenada com as mudanças ocorridas na sociedade e no mundo do trabalho, sempre pautou suas ações direcionando-as com o objetivo de responder aos anseios da classe trabalhadora nas suas múltiplas interfaces.
A pauta e o debate no interior da Central são constantemente atualizados, tendo como objetivo se antecipar e responder, de forma satisfatória, aos temas e questões propostos pela sociedade.
Sensível às dificuldades que alguns segmentos sempre encontraram em pautar e incluir suas questões específicas e em face da organização e mobilização desses setores, o debate interno evoluiu ao ponto de no 8º CONCUT termos como fruto de todo esse acumulo a criação da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora.
Também como resultado dos temas e questões amplamente debatidos e na percepção da importância de outros segmentos no 10º Congresso Nacional da CUT foram criadas as seguintes Secretarias: Juventude, Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador e Combate ao Racismo.
A criação dessas secretarias demonstra na prática a sensibilidade de nossa Central e a atualização permanente que é feita em nossas pautas e agendas.
A Secretaria de Combate ao Racismo reflete toda a construção que a Comissão já vinha desenvolvendo, sentindo a necessidade de elaborar e propor políticas que dessem conta de toda uma demanda de combate à discriminação e marginalização. É bom que se registre que a Comissão Nacional de Combate ao Racismo executou de forma magistral essa função e que esperamos agora que a nova Secretaria de continuidade.
Os desafios desta secretaria são imensos e seu sucesso se pautará no acúmulo histórico da classe trabalhadora, reafirmando os princípios cutistas na construção coletiva de homens e mulheres que acreditam na possibilidade de construirmos junta uma sociedade onde a discriminação e as desigualdades sejam banidas definitivamente deste país.