Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília: CNTSS/CUT mobiliza suas entidades
Precedida por uma Plenária, Marcha, que acontece em 29/04, em Brasília, reunirá trabalhadores do campo e da cidade de todo o país para reafirmar a pauta da classe trabalhadora
Publicado: 23 Abril, 2025 - 11h42 | Última modificação: 23 Abril, 2025 - 11h57
Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) mobiliza suas entidades filiadas para acompanhar a Plenária e a Marcha da Classe Trabalhadora que acontecem na próxima terça-feira, 29/04, em Brasília. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e suas entidades orgânicas, em conjunto com as demais Centrais Sindicais, reunirão lideranças e trabalhadores do campo e da cidade de todo o país para reiterar ao governo e ao Congresso Nacional a pauta de interesse da classe trabalhadora.
A Confederação e suas entidades filiadas estão mobilizando suas lideranças e trabalhadores nos estados para participação na Plenária e na Marcha com a finalidade de defender a pauta da classe trabalhadora e reiterar e dialogar sobre as demandas da Seguridade Social, a valorização de seus profissionais e a defesa das políticas públicas. Na perspectiva do serviço público, os idealizadores da Marcha elencaram pautas como valorização do serviço público, fim do confisco, pela manutenção do RJU (Regime Jurídico Único), pela regulamentação da negociação coletiva (Convenção 151).
Entre as pautas de interesse geral dos trabalhadores estão a Redução da Jornada de Trabalho, sem redução de salário – pauta histórica da CUT-, o fim da escala 6X1 e a isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil por mês. Há, ainda, outros temas que serão apresentados: valorização da Agricultura Familiar, o cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, transição energética justa, combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia, entre outros.
A Plenária e a Marcha dos Trabalhadores em Brasília fazem parte de uma agenda da classe trabalhadora que incorpora uma série de ações estratégicas que serão realizadas até 2026 para fortalecer a atuação do movimento sindical. A programação estabelecida pelos organizadores terá início com a concentração dos participantes a partir das 8h da manhã, no estacionamento do Teatro Nacional/Praça da Cidadania, próximo à rodoviária, em Brasília. Às 9 horas será realizada a Plenária da Classe Trabalhadora para atualizar a pauta de interesse dos trabalhadores. Às 10h30, está prevista a saída em Marcha/caminhada por Brasília.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT