MENU

Entidades da CNTSS/CUT participam ativamente da Marcha Contra Reforma Administrativa

Confederação reitera a importância da acolhida manifestada por seus dirigentes nacionais e de suas entidades estaduais ao chamado feito para participação em Brasília e nos atos nos estados.

Publicado: 30 Outubro, 2025 - 14h14 | Última modificação: 30 Outubro, 2025 - 14h24

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A classe trabalhadora demonstrou, nesta quarta-feira, 29 de outubro, em Brasília, mais uma vez, sua força de mobilização e tenacidade, com a realização da Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa (Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 38/2025). Um processo de mobilização importante, intensificado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), permitiu que seus dirigentes nacionais, de suas entidades estaduais e os trabalhadores e trabalhadoras de suas bases estivessem presentes em grande número, vindos de vários estados, para somar-se aos milhares de participantes da Marcha.

A expressiva participação desses valorosos companheiros e companheiras, comprometidos com as lutas da classe trabalhadora, reiterou, de forma inquestionável, o engajamento histórico e permanente que nossas entidades mantêm na defesa da Seguridade Social e de suas políticas, dos servidores e serviços públicos, do respeito aos direitos dos usuários dos sistemas públicos, da democracia e do Estado de Bem-Estar Social e Democrático de Direito. O chamado feito pela CNTSS/CUT para que suas entidades estaduais integrassem a Marcha foi prontamente atendido e repercutiu nas inúmeras caravanas levadas a Brasília, além do engajamento nos atos e mobilizações realizados em vários estados.

A direção da CNTSS/CUT parabeniza todos os companheiros e companheiras das mais diversas categorias profissionais e suas entidades que, de forma solidária e corajosa, enfrentando as dificuldades estruturais que atualmente abalam o movimento sindical e fragilizam sua intensidade de luta, esforçaram-se para garantir a unidade da classe trabalhadora neste momento de intensos ataques desferidos pela extrema-direita contra os servidores e serviços públicos, contra os direitos da população às políticas públicas e a um atendimento com cada vez mais qualidade, bem como contra a soberania do Estado brasileiro e sua Constituição Federal.

A Marcha foi vitoriosa. Mas sabemos que a luta ainda não terminou. Permaneceremos mobilizados e organizados para derrubar a PEC nº 38/2025. A derrubada da PEC nº 32/2020, da Reforma Administrativa proposta pela famigerada dupla Bolsonaro/Guedes, foi um exemplo de que a resistência e a perseverança da classe trabalhadora nos permitem avançar contra os ataques da extrema-direita. A CNTSS/CUT conclama suas entidades a permanecerem mobilizadas e a manterem o acompanhamento das discussões realizadas no Coletivo das Três Esferas, constituído pela CUT para a definição de estratégias comuns de luta contra a Reforma Administrativa. Parabéns a todos, todas e todes. Somos fortes! Somos CUT!

 

São Paulo, 30 de outubro de 2025.


Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT)

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT