Por Celia Regina Costa - Secretária da Mulher da CNTSS/CUT
A história da mulher no Brasil acompanhou, ao longo dos tempos, a situação da mulher em outras partes do mundo, que durante séculos, foi caracterizada por um sentimento muito forte de inferiorizarão por conta de uma sociedade de denominação masculina.
Por meio de inúmeras lutas que marcaram, sobretudo o século XX, a mulher conquistou, lentamente, mas decididamente, inúmeros direitos que lhe deram não apenas a necessária igualdade em relação ao homem no que tange à cidadania, mas principalmente direitos específicos que lhe cabem por sua condição, como o direito político.
Precisamos às vezes nos debruçar na história para podemos avaliar o quanto caminhamos. Para ser ter uma idéia, nossa emancipação política, o direito a participar das eleições como eleitoras e como candidatas tem somente 68 anos. Não podemos esquecer que o direito ao voto no Brasil foi conquistado em 1932, e foi nas as eleições de 1933, que a doutora Carlota Pereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.
Não foi a passos largos que galgamos nosso espaço político. Foram inúmeras tentativas e muita luta. Foram décadas, para que em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil. Nossa primeira mulher ministra, em 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.
De lá para cá, após muitas batalhas muitas reivindicações nos mais diversos setores: creches públicas e de qualidade; igualdade salarial entre homens e mulheres; acesso das trabalhadoras rurais à terra, crédito e políticas públicas universais; legalização do aborto; maior participação da mulher na política; fim da violência contra as mulheres, ainda lutamos arduamente para que as mulheres possam disputar seu espaço político nas três esferas : municipal, estadual e federal.
Apesar das conquistas terem se multiplicado nos últimos anos, ainda estamos aquém de nosso potencial de fazer política e contribuir efetivamente para o crescimento e desenvolvimento da sociedade brasileira.
Em 2010 mais um grande desafio: teremos a grande oportunidade de eleger mais deputadas federais, estaduais, senadoras e governadoras em nossos estados e para governar o Brasil, uma mulher.