O Seminário - O SUAS e as Metrópoles- ocorrido dia 17 de março, no auditório da CUT Nacional em São Paulo, coordenado pela Cntss/CUT e vários parceiros superou as expectativas.
A proposta deste seminário foi apresentar uma nova concepção de modelo de gestão das ações da Assistência Social e fazer o debate dos desafios que vem sendo enfrentado pelos profissionais da área na maioria dos estados brasileiros: como a disputa pela gestão metropolitana(interesses locais x gerais); atuação setorial para atendimento das chamadas funções públicas de interesse comum em detrimento do compartilhamento da gestão metropolitana; aumento da população em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal; déficit de infra-estrutura urbana e social e violência urbana. Estes foram alguns entre os temas abordados pelos palestrantes.
Participaram da mesa de abertura , Denise Motta Dau; Secretaria Nacional de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Rosangela Paz (NEMOS/PUCSP ); Wiliam Lisboa (FMDCA) e a presidente da CNTSS/CUT, Maria Aparecida Faria.
Na abertura do seminário, Maria Aparecida Faria enfatizou a importância deste seminário esta foi realizado dentro da Central Única dos Trabalhadores. “ Esse tema não faz parte do cotidiano das pessoas e da sociedade como um todo. Precisamos nos capacitar, nos aprimorar para compreendermos nosso papel para que de fato possamos ter o SUAS como uma política que garante o direito do cidadão”, que na maioria das vezes nem sonha quais são seus reais direitos e não reivindica o que lhe cabe de direito”.
Estiveram palestrando Aldaiza Sposati NEPSA/PUCSP); Neiri Bruno;
Marlene Merisse (CRESS-SP); Renato Francisco de Paula - Ministério do Desenvolvimento Social; Wiliam Lisboa ( Forum da Assistencia Social da Cidade de São Paulo, representantes do FAZ; e como mediadoras das mesas: Rosangela Paz (NEMOS/PUCSP ) e Darlene Terzi Afonso (CNTSS/CUT).
Participaram como parceiros deste evento: FAS - FÓRUM DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CMP- CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES;UMPS - UNIÃO DOS MOVIMENTOS POPULARES DE SAÚDE ;UMM - UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA;FMDCA- FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;NEMOS- NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM MOVIMENTOS SOCIAIS /PUCSP;INSTITUTO PÓLIS.