CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT FOI ELEITA PARA COMPOR EXECUTIVA NACIONAL DO FÓRUM DE ARTICULAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES DE CARÁTER SINDICAL DE TRABALHADORES DO SUAS
11/11/2024
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) foi eleita para assumir a Secretaria de Comunicação, com um titular e um suplente, do Fórum de Articulação Nacional de Entidades e Organizações de Caráter Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - FANTSUAS. A Plenária de configuração da Executiva do Fórum, que teve como coordenadora a secretária de Políticas Sociais da CNTSS/CUT, Margareth Alves Dallaruvera, foi realizada de forma virtual em duas etapas, nos dias 19 e 26 de outubro deste ano.
Na ocasião, além da escolha das entidades que apresentarão seus indicados para as funções da Direção Executiva, também foi aprovado o Regimento Interno do FANTSUAS e a Carta de Princípios, que nortearão a organização da entidade e estabelecem seus princípios. A Plenária Nacional contou com as participações de lideranças e trabalhadores de entidades da Assistência Social de todo o país.
A coordenação geral do FANTSUAS será exercida pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Recife; a coordenação adjunta ficou com o Sindicato dos Trabalhadores do SUAS de Belém (PA); a secretaria geral sob a responsabilidade da Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), titular e suplente; a tesouraria, titular e suplência, está com a Federação Nacional dos Assistentes Sociais (FENAS). Cada entidade terá que enviar os nomes para os respectivos cargos ainda em novembro deste ano.
A plenária nacional do FANTSUAS também deliberou, em conformidade com seu Regimento, que sejam realizadas etapas estaduais e no Distrito Federal para eleição das Coordenações Estaduais, também formadas por um titular e um suplente. A partir destas indicações locais, serão definidos e aprovados nas Regiões os nomes que comporão as Coordenações Regionais – Sul, Sudeste, Nordeste, Centro Oeste e Norte -, sempre com um titular e um suplente. De acordo com o Regimento Interno da entidade, que já está em vigor a partir de sua aprovação na Plenária de 19 de outubro último, o mandato dos membros eleitos será de 2 anos, sendo permitida a reeleição por no máximo dois mandatos consecutivos.
Para a coordenadora da etapa nacional, a plenária foi importante para prosseguir e assegurar a organização do Fórum, com a escolha da Executiva Nacional, aprovação do Regimento Interno e da Carta de Princípios. “A plenária foi fundamental para fortalecer nossa entidade e os nossos sindicatos. A partir desta unidade reafirmada, buscaremos ampliar a participação no Controle Social e nas mesas de negociação do SUAS. Os nossos sindicatos devem fortalecer esta luta pelos direitos dos trabalhadores e das políticas públicas presentes no SUAS. Com certeza, o FANTSUAS veio para trazer mais unidade na Assistência Social”, defende Margareth Dallaruvera.
Desde sua criação, em 2023, o FANTSUAS atua no fortalecimento das entidades dos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS e tem entre suas prioridades articular as entidades sindicais representativas e defender e promover os interesses dos profissionais do SUAS; fortalecer a luta pela consolidação de um SUAS público, estatal e de qualidade; promover a unidade e solidariedade entre as entidades e organizações sindicais; atuar na defesa da educação permanente e fomentar a participação das trabalhadoras e trabalhadores nas instâncias de controle social e gestão do SUAS.
Clique aqui e veja o Regimento Interno do FANTSUAS
Clique aqui e veja a Carta de Princípios do FANTSUAS
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado