CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT ASSINA NOTAS DIVULGADAS PELA BANCADA SINDICAL NA MESA DE NEGOCIAÇÃO DO SUS EM DEFESA DO FÓRUM NACIONAL DA ENFERMAGEM E DOS TRABALHADORES DOS HOSPITAIS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO
04/09/2024
A luta dos profissionais da enfermagem para a implantação do piso nacional salarial para enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem e parteiras foi destaque novamente nas discussões realizadas na Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNPSUS). Como resultado, as entidades sindicais, entre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), aprovaram, por unanimidade, uma Nota Pública de Apoio ao Fórum Nacional da Enfermagem.
A Confederação é representada na Mesa pelo presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEESSERS), Milton Francisco Kempfer, e o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Ùnico de Saúde no Estado de Goiás (SINDSAÚDE/GO), Ricardo Manzi. A Nota de Apoio divulgada na segunda-feira, 02/09, enfatiza que o piso salarial nacional da enfermagem é fundamental para a valorização da classe trabalhadora e para o fortalecimento do SUS como forma de qualificar o atendimento prestado à população.
O documento aprovado apresenta obstáculos a serem vencidos: 1. Transparência nos repasses de recursos financeiros aos três entes federativos (União, Estados e Municípios) para os serviços de saúde tanto próprios, quanto contratados. 2. Retomada das negociações no âmbito do Palácio do Planalto para a efetiva implementação do piso salarial da enfermagem. 3. Fortalecimento do papel do Sistema de Conselhos de Saúde do SUS no processo de fiscalização dos repasses da assistência financeira aos Estados e Municípios, bem como dos valores repassados aos serviços locais.
A Bancada Sindical na MNNPSUS também divulgou Nota denunciando o sucateamento da rede federal dos hospitais do Rio de Janeiro e destaca que: “ compreende ser urgente a ampliação e o esgotamento dos esforços coletivos, com a valorização de diálogo, em busca de atender o pleito das trabalhadoras e trabalhadores, e em especialmente do povo e do SUS, com a continuidade e definição de calendário de reuniões entre governo federal, conselho estadual e municipal do RJ, representação das trabalhadoras e trabalhadores dos hospitais federais e conselho nacional de saúde”.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado