CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT REAFIRMA DEFESA DA PAUTA DOS SERVIDORES EM REUNIÃO DE INSTALAÇÃO DA MESA DE NEGOCIAÇÃO DA GREVE NO INSS
15/08/2024
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, instalou nesta segunda-feira, 12/08, a Mesa de Negociação para tratar sobre a greve no Instituto. Na ocasião, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) foi representada por sua dirigente nacional e também dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (SINTFESP GO/TO), Terezinha de Jesus Aguiar.
A instalação da Mesa de Negociação sobre a Greve foi uma demanda defendida e reiterada pela CNTSS/CUT já na reunião de sexta-feira, 09/08, com o INSS e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), como forma de avançar no debate sobre as pautas de interesse dos servidores do Instituto. Naquele momento, também estiveram presentes a presidenta da Confederação, Maria Júlia Reis Nogueira, e as lideranças do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Seguro Social, Assistência Social e Trabalho no Estado de Alagoas (SINDPREV AL) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado de Sergipe (SINDIPREV SE), respectivamente, Ronaldo Augusto de Alcântara e Deivid Christian dos Santos, além de Terezinha Aguiar.
Nesta primeira reunião da Mesa de Negociação da Greve, a CNTSS/CUT defendeu o debate sobre os pontos apresentados pelos servidores a partir da estruturação das discussões com a definição de pauta, agenda e calendários para os próximos encontros com os representantes do INSS. As lideranças querem dialogar neste novo espaço sobre as várias questões pertinentes às condições e processos de trabalho apresentadas pelos servidores e servidoras, mas também tendo como foco as discussões de reestruturação da Carreira do Seguro Social, que vem acontecendo na Mesa junto ao MGI.
Para dar continuidade a estas tratativas, será definida em breve uma nova rodada de negociações da Mesa sobre a greve no INSS. Na segunda-feira, 12/08, o INSS e o MGI entregaram o texto da proposta apresentada na reunião de 09/08. O documento encaminhado pelo governo apresenta duas opções de propostas para os servidores avaliarem. Em ambos os casos estão contemplados os servidores ativos e aposentados e instituidores de pensão. A CNTSS/CUT encaminhará o documento para que suas entidades filiadas realizem os debates com os servidores e servidoras em seus estados.
A Confederação também reafirma a importância de se avançar na reestruturação da carreira já na greve, principalmente na alteração do requisito de ingresso para nível superior no cargo de técnico do seguro social e inclusão na lei das atribuições exclusivas e a essencialidade da carreira incluindo a mesma no núcleo estratégico do estado. A CNTSS/CUT defende a instalação do Comitê de Carreira, já aprovado em lei, para dar sequência a outros pontos importantes Carreira do Seguro Social. A Confederação reiterou também a importância de manter a organização da categoria e a ampliação da greve.
Clique aqui e veja a íntegra da proposta do governo:
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado