Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT E SINDSPREV PE REÚNEM LIDERANÇAS DOS ESTADOS PARA DISCUTIR GREVE DO INSS E PROPOR ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO

CNTSS/CUT e SINDSPREV PE reúnem lideranças dos Estados para discutir greve do INSS e propor estratégias de mobilização

08/08/2024

Lideranças tiveram como foco a avaliação sobre o engajamento dos servidores(as) na greve em seus Estados, com destaque na adesão dos trabalhadores(as) do Serviço Social e Reabilitação Profissional.

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (SINDSPREV PE), representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), realizou na noite desta quarta-feira, 07/08, por meio virtual, reunião com Sindicatos do Setor Federal da Confederação para discutir a greve do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a carreira do Seguro Social. A iniciativa buscou fazer um levantamento da situação do movimento nos Estados, com destaque na adesão dos servidores(as) do Serviço Social e Reabilitação Profissional.

 

A avaliação geral das lideranças estaduais é que o movimento vem crescendo e conquistando a adesão dos trabalhadores. Desde o início da greve, que foi deliberada pela CNTSS/CUT para que suas entidades filiadas avaliassem a deflagração em seus estados a partir de 16 de julho, há a indicação de que está dando certo a estratégia de manter, por meio dos Comandos de Greve nos Estados, a organização e a mobilização intensa junto aos trabalhadores.

 

Conselheira da Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (SINDSPREV PE), Stela Priscila Barros Pragana Mariano.

 

De acordo com as lideranças, esta intensificação no diálogo com os trabalhadores tem sido importante para, além de conquistar a adesão, ter um panorama atualizado da situação das condições de trabalho nos equipamentos do Instituto. Há uma “radiografia” que reitera as denúncias da CNTSS/CUT que destaca a precarização nas estruturas físicas e de informática que dificulta em muito a realização de um trabalho adequado e de qualidade no atendimento prestado aos usuários.

 

As lideranças deliberaram algumas estratégias para manter a mobilização em seus estados e buscar ampliar a adesão dos servidores e servidoras. Entre elas, intensificar o diálogo e o trabalho que vem sendo realizado pelos Comandos de Greve estaduais com a finalidade de contribuir com agendas de mobilização voltadas a garantir cada vez mais o engajamento de trabalhadores com a greve.

 

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Seguro Social, Assistência Social e Trabalho no Estado de Alagoas (SINDPREV AL), Ronaldo Augusto de Alcântara.

 

Também, a partir do levantamento feito sobre a precariedade nos locais de trabalho, ficou definido que os Sindicatos procurem mais informações com os trabalhadores sobre a falta de infraestrutura para que seja avaliada a possibilidade de realizar denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho. Há ainda a indicação de aprofundar a discussão sobre a Carreira do Seguro Social a partir de grupos de estudos que envolvam o conjunto dos servidores e servidoras.

 

Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Seguro Social, Assistência Social e Trabalho no Estado de Alagoas (SINDPREV AL), Ronaldo Augusto de Alcântara, um dos representantes da CNTSS/CUT na mesa de negociação com o INSS, pôde atualizar como está se dando as tratativas e os avanços conquistados até agora no processo negocial. Informou também que no final da tarde desta quinta-feira, 08/08, há a indicação de nova reunião com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, para discussão da pauta de interesse dos trabalhadores.

 

Leia também:

 

CNTSS/CUT divulga Nota de Repúdio contra a atitude do INSS de judicializar a greve dos servidores e servidoras

 

CNTSSCUT se reúne com presidente do INSS para discutir pauta dos servidores e a greve no Instituto

 

Greve defendida pela CNTSS/CUT no INSS ganha adesão dos servidores e servidoras nos Estados

 

CNTSS/CUT orienta Sindicados filiados a deflagarem greve no INSS a partir de 16 de julho (terça-feira)

 

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil

 

CNTSS/CUT participa da 3ª Reunião da Mesa Específica e Temporária do Seguro Social

 

CNTSS/CUT defende pauta dos servidores durante 4ª Reunião da Mesa de Negociação Nacional Específica do Seguro Social

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]