CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PALESTRA SOBRE OS EIXOS DA 4ª CNGTES MARCA PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA LIVRE DA CNTSS/CUT (03/08); QUE TAMBÉM APROVARÁ PROPOSTAS E INDICARÁ DELEGADOS E DELEGADAS
19/07/2024
A Conferência Livre da CNTSS/CUT, que acontece de forma virtual no sábado, 03 de agosto, das 09h00 às 13h00, terá palestra com o diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES/MS), Bruno Guimarães de Almeida. A atividade é preparatória à 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), a ser realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Secretaria Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, órgão do Ministério da Saúde, no período de 10 a 13 de dezembro de 2024, em Brasília.
O interessado em participar da Conferência Livre da CNTSS/CUT deve acessar o link para preenchimento do formulário de inscrição ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhG-d2F5nXT09hASQkMAfoCxJfE6LQuulkIcfV5_xJz9iDRA/viewform?usp=sf_link ) até 25 de julho, também disponibilizado no site da Confederação ( www.cntsscut.org.br ). Não há limites de participantes por entidade. Os organizadores da Conferência Livre destacam a importância do preenchimento correto do formulário, principalmente com nome, CPF, e-mail, número de celular, data de nascimento, nome da entidade sindical e Estado, porque cada participante terá uma senha para entrar na plataforma zoom no dia do evento. Todos os participantes receberão, via mensagem de texto no celular, o link e a senha para entrar na atividade.
A colaboração do diretor do DEGERTS na Conferência Livre da CNTSS/CUT permitirá o aprofundamento das discussões tendo como referência os eixos da 4ª CNGTES: 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
A partir do debate com Bruno Guimarães de Almeida os participantes da Conferência Livre terão um momento em trabalho em grupo para dialogar sobre os temas e apresentar propostas que, aprovadas, serão levadas à 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Durante a Conferência Livre também serão definidos os delegados e delegadas que serão indicadas para a 4ª CNGTES, em conformidade aos critérios definidos pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde.
A Conferência Livre da CNTSS/CUT tem como título “Trabalhadoras e Trabalhadores da CNTSS/CUT debatem e constroem a Gestão do Trabalho e a Educação na Saúde, o SUS que queremos com Trabalho Digno, com remuneração justa e carreira única implementada”. A iniciativa tem como proposta contribuir com o debate sobre as relações de trabalho, “buscando um Sistema Único de Saúde (SUS) público, de qualidade, que supere vínculos precários, terceirizações e “oscizações”, visando processos democráticos na gestão do trabalho com Mesa de Negociação aplicando os princípios do trabalho decente e educação permanente”.
O que são as Conferências Livres para a 4ª CNGTES?
De acordo com o Conselho Nacional der Saúde, as Conferências Livres são: "de caráter deliberativo, conforme previsto na Resolução CNS n.º 732, de 01 de fevereiro de 2024, que versa sobre as Regras e Diretrizes Metodológicas relativas à realização da 4ª CNGTES, são um componente essencial dos mecanismos de participação social em saúde. Distintas das conferências formais, as conferências livres são caracterizadas por sua natureza deliberativa e dispensam os procedimentos oficiais, tais como a obrigatoriedade de representação por segmentos ou a eleição de delegação para a etapa principal”.
Clique aqui e veja Ofício sobre Conferencia Livre da CNTSS/CUT
Clique aqui e veja Documento_orientador_4CNGTES
Clique aqui e veja Orientações para Conferências Livres Nacionais
Clique aqui e veja Resolução nº 732 do CNS
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado