CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ATOS DO 1º DE MAIO TERÃO SHOWS E AÇÕES SOCIAIS EM DIVERSAS CIDADES DO PAÍS. CONFIRA
30/04/2024
Sob o tema “Por um Brasil mais Justo”, o 1º de Maio 2024 será um dia de celebração e reflexão para levar a toda a população brasileira a luta do movimento sindical em defesa da classe trabalhadora. As pautas de luta são o emprego decente, a correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna.
Os atos políticos nacional do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em todo o país são organizados pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB Intersindical Central da Classe Trabalhadora.
Confira onde haverá atos e participe
SÃO PAULO
Neste ano, o 1º de Maio será no Estacionamento Oeste da Neo Química Arena, Estádio do Corinthians, a partir das 10h, com a presença confirmada do presidente Lula.
No início do ato haverá as falas de lideranças sindicais, convidados e convidadas que representam o movimento popular e a sociedade civil organizada, parlamentares, lideranças partidárias, ministros e autoridades do governo federal.
Após o ato político, será realizado o Festival Cultura e Direitos, com apresentações artísticas e musicais, entre elas: Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua- Na trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles, Doce Encontro, e Sérgio Loroza e Pameloza (apresentadores).
No espaço do evento, ao longo do dia, serão realizadas ações de cidadania voltadas à saúde, orientação jurídica, segurança alimentar, meio ambiente e direitos humanos. Também haverá área para recreação infantil.
INTERIOR DE SÃO PAULO
Araraquara: Este ano a tradicional Festa do Trabalhador será realizada na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte, com início às 15 horas. O transporte de ônibus até o local será gratuito durante todo o dia.
A principal atração musical é a do cantor de samba e pagode Mumuzinho. A programação musical terá ainda diversos shows ao longo do dia. Cesar MC, também estará presente, às 18 horas. Outras apresentações serão de talentos locais, como Jéssica Silva, Dani e Danilo, Conexão das Minas e Samba de Batom.
Além dos shows, a festa terá brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e uma variedade de atividades esportivas e culturais com monitoria.
São Carlos: A festa será das 7 da noite à meia-noite com entrada gratuita, no Clube de Campos dos Metalúrgicos, na Rua Luís Procópio de Araújo Ferraz nº 1001, no bairro de Santa Felícia. A atração é a dupla João Carlos & Bruno. Também terá shows de Anselmo Guedes e Quarta Essência. Haverá brinquedos infláveis e praça de alimentação.
Campinas: Em Campinas, a concentração será no Largo do Pará, a partir das 8h da manhã e em seguida, às 9h, será celebrada a missa do 1º de maio na Catedral Metropolitana. A organização pede que as pessoas levem um quilo de alimento em um agasalho como doação.
PARANÁ
Curitiba: Os trabalhadores e as trabalhadoras irão marchar em defesa dos seus direitos, a partir das 8h30. A marcha sai da Associação 1º de Maio, à Rua Adão Francisco dos Santos, 11, Sabará, e passa por quatro comunidades até a chegada no Centro de Integração Divina Misericórdia onde serão plantadas e distribuídas mudas de árvores.
Para celebrar a conquista do Programa de Aquisição de Alimentos voltado para as cozinhas comunitárias (PAA Cozinhas), a Conab e Movimentos Sociais vão entregar alimentos para as sete cozinhas comunitárias atendidas pelo programa em Curitiba.
Maringá: o 1º de Maio será na tenda da Trabalhadora e do Trabalhador, das 7h às 11h, no Parque do Ingá, nas proximidades do Colégio Regina Mundi.
SANTA CATARINA
Florianópolis: O destaque é o ato cultural na Beira Mar de São José, das 14h30 às 18h, que contará com apresentações da banda Africatarina, do grupo de teatro Madalenas na Luta, de Boi de Mamão e do músico João de Paula. Confira as atividades alusivas ao Dia do Trabalhador que acontecerão em Santa Catarina:
Blumenau: Feijoada dos Trabalhadores no dia 1º de maio, a partir das 11h, na Associação do Samae
Caçador: 16º Baile do Trabalhador no dia 30 de abril, às 23h, no Clube 29
Chapecó: Colocação de faixas, panfletagens nas agroindústrias e mutirão com conversa sobre o significado de ser trabalhador/a no contexto atual nas casas dos trabalhadores/as na região da EFAPI
Criciúma: Atividades para as crianças no bairro Renascer no dia 1º de maio, às 15h, com cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce e muito mais
Grande Florianópolis: Ato com música, teatro e cultura na Beira Mar de São José no dia 1º de maio, das 14h30 às 18h, com banda Africatarina, grupo de teatro Madalenas na Luta, apresentação de Boi de Mamão e do músico João de Paula.
Joinville: Panfletagens nos dias 29 e 30 de abril e Festa do Trabalhador no dia 1º de maio, na Recreativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, das 9h às 23h, com música ao vivo e torneio de futsal infantil
Jaraguá do Sul: Panfletagem no Terminal Urbano no dia 30 de abril
São Miguel do Oeste: Mateada, shows regionais e atrações para as crianças no dia 1º de abril, a partir das 15h
PARÁ
Belém: O ato do 1° de Maio será a partir das 9h, na Praça da República, na capital paraense. O show político cultural será com Arraial do Pavulagem e a Banda da Guarda Municipal, com muitos serviços da Ação Cidadania.
MARANHÃO
São Luís: As Centrais Sindicais do Maranhão e seus sindicatos filiados realizam no dia 30 de abril, terça-feira, a partir das 13h, na Praça Deodoro, Ato Político Cultural Unificado.
Na programação, estão previstas atvvidades diversas como panfletagem, ato público, shows, sorteios de brindes (geladeira, fogão, TV 43 polegadas e ventiladores) e ação social com oferta de serviços de Medição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia e Consultas Médicas. A concentração e entrega de cupom para ação social inicia às 13h.
O ato contará ainda com atrações culturais de diversos ritmos como Tambor de Crioula, Bumba Meu Boi, Samba, Pagode e Sertanejo.
DISTRITO FEDERAL
Em Brasília será a partir das 9h, no Eixão do Lazer, na altura da 106 Sul.As atrações musicais estão a cargo dos trios de Nei Casemiro e CL Claudinha Costa e com a turma do SambaArrumadin.
PERNAMBUCO
Recife: No Recife será a partir das 10h, na Praia de Brasília Teimosa, próximo do Buraco da Véia. Na programação além da participação de lideranças políticas e das centrais sindicais, haverá apresentação cultural.
RONDÔNIA
Porto Velho: Em Rondônia a comemoração será no dia 30 (terça-feira), às 14h30, com uma plenária na sede da CUT- RO. Juntos, vamos discutir a Marcha da Classe Trabalhadora e suas pautas essenciais.
BAHIA
Salvador: Na capital baiana as comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora começa bem às 6h30 com a corrida do Trabalhador, o Treinão, no Farol da Barra.
No mesmo dia haverá ações sociais como a retirada de documentos, intermediação de mão de obra e atendimento de saúde. A tarde haverá debates políticos e shows de Adão Negro e da banda Psirico.
SERGIPE
Aracaju: O ato do 1º de Maio, será no Farol do Bairro Farolândia, a partir das 8h da manhã
GOIÁS
Goiânia: O ato do 1º de Maio da Classe Trabalhadora será a partir das 15h até às 22h, na Praça do Trabalhador, no Centro de Goiânia.
Vai ter música ao vivo com shows de pop rock, sertanejo e rap, além de uma área infantil repleta de pula-pula, pipoca, algodão doce e picolé. Também será montada uma feira com alimentos e produtos diversos, e uma tenda da saúde com consultas oftalmológicas, aferição de pressão e glicemia), feira de produtos e de comida.
RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre: A capital terá um ato na Casa do Gaúcho, às 14h e contará com a presença de lideranças políticas e sindicais, como o senador Paulo Paim (PT) e o economista João Pedro Stedile. A estimativa é que cerca de 2 mil pessoas estejam presentes no ato.
Caxias do Sul: Na serra gaúcha, o ato acontecerá nos Pavilhões da Festa da Uva localizados na rua Ludovíco Cavinato n° 1431, a partir das 13h30. O evento contará com atrações da Banda Rosa, San Marino, Banda GDO, Tchê Garotos, Cleiton Borges e Andri e Hector. A entrada é franca e haverá um ônibus gratuito para o transporte.
Santa Maria: Regional central do estado terá uma ato político-cultural no dia do trabalhador, a partir das 14h, na Praça do Malett na Avenida Liberdade. No local também terá apresentação musical dos artistas Three X, Rapper KMZ, 3.0.4 e o DJ Piassom. O evento terá entrada gratuita.
Pelotas: No sul do estado, acontece o 1° de maio unificado no Sofá na Rua, na rua José do Patrocínio esquina com a Conde de Porto Alegre, a partir das 15h. O evento terá atrações de samba da Dani e Dena e do grupo Renascença.
Santa Rosa: Santa Rosa terá um almoço festivo no dia 1° de maio, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos.
Erechim: Na região do Alto Uruguai, a comemoração do Dia do Trabalhador terá um almoço festivo para celebrar os trabalhadores.
CEARÁ
Fortaleza: A concentração do ato será a partir das 8 horas, em frente ao Campus da UECE, no Itaperi, na entrada principal localizada na Avenida Dr. Silas Munguba nº 1700. Depois uma marcha dos trabalhadores percorrerá as principais ruas do Itaperi e da Serrinha conversando com os moradores sobre as pautas mais urgentes da classe trabalhadora, e seguirá até a Praça da Cruz Grande, onde a atividade de rua será encerrada com falas políticas e apresentações artísticas e musicais.
MINAS GERAIS
Belo Horizonte: A concentração na capital mineira será na Praça Afonso Arinos, no centro, a partir das 9 horas.
ALAGOAS
Maceió: O ato será na Praia da Pajuçara, em Maceió, a partir das 8h da manhã, e depois haverá caminhada até o Sete Coqueiros. O encerramento é com show musical do Izael e banda e convidados. Num trio elétrico haverá as falas políticas de sindicatos, movimentos sociais, parlamentares, partidos políticos e das centrais sindicais.
RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro: Haverá ato político unificado no Parque de Madureira, com show do Grupo de Pagode dos Trabalhadores da COMLURB (empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro) e panfletagem, das 10 às 16 horas.
Macaé: a festa acontecerá na Lyra dos Conspiradores, das 13h13 às 19h, com apresentações das bandas Mistura Rica e Netinho Carvalho, além da participação especial de Jô Wilme.
Campos dos Goytacazes: será uma edição especial do "Samba na Praça", no Liceu, das 10h às 14h.
PIAUÍ
Teresina: O ato unificado será na terça-feira, dia 30 de abril, a partir das 8 horas, na Praça Rio Branco.
RIO GRANDE DO NORTE
Natal: Em Natal, a concentração será na Praça Cívica, as 8h, seguida de caminhada com grupos percussivos até a Estátua de Iemanjá, na Praia do Meio.
Mossoró: Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, as atividades se iniciam no dia 30 (terça-feira), com Ato Unificado as 16h, na Praça do Pax. Logo após, às 18h, atividade cultural na “Tardezinha dos Trabalhadores”, na sede do SINTE, com show do Coisa Nossa e Netinho Santos, no Boteco da Regional, na sede do SINTE Mossoró. As 19h Torneio de futebol 7 - dos trabalhadores, na Arena Sócrates, sede do SINTE.
ESPÍRITO SANTO
Vitória: O 1° de maio unificado do Espírito Santo será realizado no Portal do Príncipe, próximo à Rodoviária de Vitória, com concentração prevista para iniciar às 8h.
O grupo de samba Tamo Junto, o Coral do Triplex, o Coral Serenata de Favela e o cantor e compositor Amaro Lima também estarão presentes para animar o dia com muita música. Haverá atendimento jurídico à população, como: informações sobre abono salarial, seguro desemprego e carteira de trabalho digital por meio de uma unidade móvel da SRTE. Para a criançada haverá pula-pula, pipoca e picolé.
Durante o ato, a CUT-ES e demais centrais sindicais (CTB, UGT, Força Sindical, Nova Central e Intersindical) parlamentares e partidos capixabas, movimentos sociais urbanos e do campo falarão à população.
Confira
PARAÍBA
Campina Grande: No dia 30 de abril, a partir das 14 horas, a Praça da Bandeira será o palco de um ato público, onde sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos progressistas se unirão em um chamado por justiça social e melhores condições de trabalho.
A Associação de Moradores do Conjunto Severino Cabral será o ponto de encontro no dia 1º de maio, às 9 horas, onde a comunidade local se reunirá para discutir questões pertinentes aos trabalhadores do bairro e suas demandas específicas.
Rosely Rocha
Fonte: https://l1nq.com/HDLKp
Conteúdo Relacionado