CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT FAZ PARTE DA CHAPA 02 QUE DISPUTARÁ ELEIÇÕES NA GEAP PREVISTAS PARA 01 A 07 DE ABRIL
25/03/2024
"Em defesa de uma GEAP forte e solidária”. É com este mote que a CHAPA 02 disputará as eleições de 2024 do Conselho de Administração (CONAD) e do Conselho Fiscal (CONFINS) da GEAP Autogestão em Saúde, marcadas para acontecer de 01 a 07 de abril. Formada por lideranças oriundas de entidades nacionais representativas dos trabalhadores, a CHAPA 02 quer levar esta experiência de luta para fortalecer a GEAP e defender os direitos dos associados a um plano de saúde com cada vez mais qualidade e que garanta o acesso aos trabalhadores e seus familiares.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) faz parte da CHAPA 02 sendo representada por seu secretário de Relações Internacionais, José Bonifácio do Monte, também dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev PE), que disputará uma vaga como titular no CONFIS, e por Yone Souza, representante do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado da Bahia (Sindprev BA), que pleiteia uma vaga de titular no CONAD.
Também compõem a CHAPA 02 com a CNTSS/CUT lideranças da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS); Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA); Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT); Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e Associação Nacional dos Empregados da GEAP (ANESG).
Principais propostas da CHAPA 02
Eleição traz novidades
A eleição deste ano definirá os conselheiros que exercerão seus respectivos mandatos pelo período de 2024-2027. Faz parte das atribuições do Conselho de Administração “avaliar e aprovar ou não as políticas da empresa, as decisões da diretoria, as definições de estruturação, orçamento, entre outras atribuições internas. É a mais alta instância decisória da Autogestão”. O Conselho Fiscal, por sua vez, “é responsável por revisar e fiscalizar as contas da Operadora”.
As eleições se darão a partir da votação em chapas, não mais com candidaturas individuais. As chapas que concorrem ao pleito são formadas por seis candidaturas para o CONAD (três titulares e três suplentes) e quatro para o CONFIS (dois titulares e dois suplentes). Outra novidade diz respeito à votação ser totalmente virtual. Durante o período de votação – das 8h00 do dia 01 até às 18h00 do dia 07 de abril – o eleitor poderá acessar a plataforma de votos pelo computador ou celular e efetivar o seu direito ao voto.
A GEAP contratou a empresa Webvoto para realização de todo o processo de votação. Ficou estabelecido que a empresa fornecerá assistência ao eleitor que tiver dúvidas sobre o processo. Estarão à disposição um chat online e telefone para esclarecer dúvidas e ajudar com eventuais problemas para registrar o voto. Durante os dias de votação, de acordo com os organizadores, será feito um monitoramento permanente para garantir a integridade do processo, que também será auditado por empresa especializada.
Quem pode votar
O voto se dará exclusivamente em uma das chapas concorrentes. Poderão votar os beneficiários titulares da GEAP com pelo menos seis meses de adesão ao plano até a data do início da votação, estando adimplente até 31 de dezembro de 2023, inclusive colaboradores. Ao final do prazo de votação, a plataforma fornecerá à Comissão Eleitoral Nacional o relatório completo dos votos. A divulgação do resultado provisório das eleições na Plataforma Eleitoral e no Site da GEAP estará à disposição no dia 08 de abril.
Prazos
O prazo para interposição de recursos ao resultado das eleições se dará entre os dias 09 e 10 de abril. Os dias 11 e 12 serão destinados para que a chapa recorrida apresente resposta ao recurso. A Comissão Eleitoral terá os dias 15 e 16 de abril para analisar os recursos. A divulgação do resultado definitivo das eleições acontecerá em 17 de abril. Em 18 de abril, a Comissão Eleitoral notificar o resultado oficial das eleições e se dará o encerramento dos trabalhos da Comissão.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado