Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MINISTRO WELLINGTON DIAS DISCUTE POLÍTICAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE COMBATE À FOME EM REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ministro Wellington Dias discute políticas da Assistência Social e de combate à fome em reunião do Conselho Nacional de Assistência Social

18/09/2023

Programação de trabalho do CNAS, que se deu de 11 a 15 de setembro, avança nas discussões sobre políticas de Assistência Social, financiamento para área e preparação da 13ª Conferência Nacional

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Divulgação CNAS

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) acompanhou, de 11 a 15 de setembro, em Brasília, a programação de reuniões do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) proposta como agenda da 321ª Reunião Ordinária. A representação se deu com as participações da secretária de Comunicação, Maria Godoi de Faria, e a secretária de Políticas Sociais, Margareth Alves Dallaruvera, que também é presidenta do CNAS.

 

Um dos destaques da semana de trabalho aconteceu na quinta-feira, 14/09, com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, acompanhado de membros de sua equipe, para discussão de temas de interesse da Assistência Social e apresentação das ações executadas por seu ministério e demais áreas de governo com referência às políticas desta área.

 

Foram apresentados para discussão no Pleno do Conselho o Plano Brasil Sem Fome e o Movimento Pacto Contra a Fome, este último de iniciativa da sociedade civil. Na avaliação do ministro, tendo em vista a realização da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro, trata-se de um momento oportuno para debates que façam avançar as ações de Assistência Social visando, inclusive, estabelecer medidas que levem ao fortalecimento do Fundo Nacional de Assistência Social.

 

Divulgação CNAS

 

A proposta do governo, segundo o ministro, é fortalecer as iniciativas do setor público e da sociedade civil voltadas ao combate à fome nos estados e localidades mais vulneráveis. Entre as estratégias para potencializar as políticas públicas nesta área está o cuidado com o monitoramento destas ações e a obtenção de indicadores sobre as realidades locais e os resultados que vem sendo obtidos. Para ele, o Sistema Único de Assistência social (SUAS) é de grande importância para atingir tais objetivos e precisa ser fortalecido.

 

A presidenta do CNAS ressaltou a relevância das políticas de combate à fome que estão sendo desenvolvidas pelo governo por todo o país, assim como o estabelecimento da relação do SUAS com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). “Precisamos trabalhar para termos um financiamento, por meio da PEC 383, para fortalecermos o SUAS”, reafirmou Dallaruvera.

 

Agenda da Semana

 

Nos dois primeiros dias da semana, 11 e 12 de setembro, foram estabelecidos os momentos para as reuniões com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e a Coordenadoria de Gestão do Atendimento Social (CAS) do Distrito Federal. O período da tarde da terça-feira, 12, foi destinado para a reunião da Comissão Organizadora da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para acontecer de 05 a 08 de dezembro, em Brasília, cujo tema central é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. 

 

A quarta-feria, 13/09, foi dedicada aos trabalhos das diversas Comissões. A Comissão de Acompanhamento aos Conselhos de Assistência Social trabalhou a revisão do caderno “Perguntas e Respostas sobre Funcionamento e Estrutura dos Conselhos de Assistência Social”. Os representantes da Comissão de Financiamento e Orçamento da Assistência Social se debruçaram sobre o a questão orçamentária anual (LOA 2023). A discussão sobre a elaboração de resolução que define os procedimentos aplicáveis às denúncias recebidas no CNAS ficou por conta da Comissão de Normas da Assistência Social. E o trabalho sobre a atualização da Cartilha do SUAS ficou a cargo da Comissão de Políticas Articuladas ao SUAS.

 

Os dias 14 e 15 de setembro foram destinados para a agenda da 321ª Reunião Ordinária do Conselho. Na pauta, além da visita do Ministro, foi possível debater sobre as Comunidades Terapêuticas, a partir da contribuição do secretário Executivo do MDS, Osmar Ribeiro de Almeida Júnior. Também foram reservados momentos para exposição dos trabalhos das Comissões e para informes.

 

Clique nos ícones abaixo e assista a Reunião

 

321ª Reunião Ordinária do CNAS – 15/09/2023 - Manhã

 

 

321ª Reunião Ordinária do CNAS – 15/09/2023 - Tarde

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

* com informações CNAS

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]