CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRESIDENTA DA CNTSS/CUT DISCUTE PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO EM PAINEL NO SEMINÁRIO DA REGIÃO NORDESTE DA CUT
08/05/2023
Os Sindicatos dos Servidores Públicos Federais filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) participam, nos dias 10, 11 e 12 de maio, do “Seminário Regional Nordeste sobre a Negociação Coletiva e Sistema Sindical no Serviço Público”. Na ocasião, os dirigentes sindicais do setor público (municipal, estadual e federal) debaterão as propostas que foram construídas no âmbito da Central Única dos Trabalhadores (CUT) sobre negociação coletiva e sistema sindical e que serão discutidas com os setores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O evento, que acontece no Centro de Formação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de Pernambuco (SINDSPREV PE), entidade filiada à CNTSS/CUT, está sendo organizado pela Escola Sindical da CUT Nordeste “Marise Paiva de Morais” e pretende, segundo seus idealizadores, “ser um espaço privilegiado de socialização e debate de temas que são estratégicos para organização e financiamento dos Sindicatos, Federações e Confederações”.
A atividade, que teve inscrição limitada, se destina a dirigentes e assessores destas entidades dos setores público municipal, estadual e federal. A CNTSS/CUT aproveitará a oportunidade para realização de uma reunião com seus dirigentes na terça-feira, 09 de maio, para aprofundar o tema a ser abordado no Seminário e atualizar as lideranças sobre as pautas de interesses dos servidores públicos federais que estão sendo tratadas nos espaços de discussão instituídos pelo governo federal.
Os trabalhos do seminário terão início às 11h00 da quarta-feira, 10/05, com a mesa de abertura. A partir das 14h30 está previsto o primeiro painel sobre “Entraves do atual modelo de Organização Sindical e Negociação Coletiva no Serviço Público”, a ser apresentado pelo professor dr. Cláudio Ferreira e pelo presidente da CUT RJ e secretário de Finanças da CNTSS/CUT, Sandro Cezar. Os debates ficam por conta do presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE), Luis Cláudio, entidade também filiada à CNTSS/CUT, e o presidente da CUT SE, Roberto Santos.
Na quinta-feira, 11/05, na programação tem início pela manhã, às 9h00, com o painel “Proposta de construção de um novo Sistema Sindical Brasileiro”, a partir da exposição do assessor das Centrais Sindicais, Clemente Ganz. Os debates ficarão por conta do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e a presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Jucélia Vargas. A partir das 14h00 terá início o painel sobre o tema “Como será o financiamento das entidades sindicais”. A mesa será dividida entre Clemente Ganz e o secretário de Administração e Finanças da CUT Nacional, Ariovaldo de Camargo.
No dia 12 de maio, sexta-feira, os trabalhos também começam às 9h00 com o painel “Qual a Proposta de Negociação Coletiva no Serviço Público, Relações de Trabalho e Papel do Estado?”, com a exposição da presidenta da CNTSS/CUT e diretora Executiva da CUT Nacional, Maria Júlia Reis Nogueira, e Ariovaldo de Camargo. Os debates ficam por conta do presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), Sérgio Ronaldo, e o presidente da Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Federal (FENASEPE), Renilson Oliveira.
O período da tarde deste dia será destinado aos informes do cronograma para implantação do projeto de valorização e fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro. O encerramento do Seminário está previsto para 16 horas.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado