CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT DISCUTE SAÚDE DIGITAL EM SEMINÁRIO PROPOSTO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
20/04/2023
Lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) acompanharam as discussões realizadas durante o “Seminário Saúde Digital”. Realizada no último dia 17, a iniciativa, que se consolidou a partir da parceria entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), permitiu aos participantes aprofundar este debate que há tempos vem fazendo parte da pauta dos trabalhadores da saúde.
Realizado de forma híbrida, com a participação presencial ou por meio de plataforma, os organizadores do Seminário estabeleceram uma dinâmica de trabalho que teve como eixo estrutural a realização de três mesas temáticas. A programação, que se estendeu por todo o dia, debateu “Saúde Digital Viabilizando o Direito à Saúde”; “Setor Privado: Colonização e Mercado de Dados em Saúde”; e “Perspectivas e Futuro da Saúde Digital: Governança em Saúde Digital e Controle Social”.
Focados nesta agenda, os participantes puderam ter acesso a uma gama imensa de informações atualizadas sobre as questões que hoje fazem parte das discussões sobre saúde digital no Brasil e nos demais países. Ainda há uma imensidade de questionamentos que estão sendo feitos sobre o tema na perspectiva de que sejam assegurados os direitos dos usuários e trabalhadores de saúde, assim com os aspectos da confidencialidade dos dados, que hoje no mundo corporativo das big techs é o grande filão do lucros destas megaempresas, assim como do complexo industrial da saúde.
Evidencia-se, por muitos, que trata-se de um caminho sem volta, o que torna ainda mais fundamental estabelecer os parâmetros para o uso destas tecnologias e dos dados gerados a partir do atendimento prestado aos usuários das redes de saúde. Esta preocupação está na agenda do CNS e de suas entidades. Pelo Conselho, duas Comissões estão debruçadas sobre esta temática: as intersetoriais de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (Cictaf) e de Saúde Suplementar (Ciss).
O presidente do CNS, Fernando Pigatto, durante a abertura dos trabalhos do Seminário, mencionou o esforço que vem sendo feito pela entidade nestes três últimos anos para avançar sobre esta temática. “Temos participação ativa nas discussões em torno da regulamentação da prescrição eletrônica e da revisão da Política Nacional de Informação, Informática e Saúde. O Conselho se posicionou também em torno da proposta de Open Health, que além de pouco fundamentada em evidências mostrou-se carregada de riscos a usuárias e usuários de serviços de saúde”, afirmou.
Para além de auxiliar na formção e capacitação dos conselheiros de saúde, os organizadores do seminário também se preocuparam que a iniciativa abrisse espaço para a realização de uma Conferência Livre de Saúde sobre Saúde Digital, que permita a formulação de propostas para a 17º Conferência Nacional de Saúde.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
* com informações CNS
Conteúdo Relacionado