Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FÓRUM NACIONAL DA ENFERMAGEM REAFIRMA 10 DE MARÇO COMO DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO PELA APLICAÇÃO IMEDIATA DO PISO SALARIAL

Fórum Nacional da Enfermagem reafirma 10 de março como dia nacional de paralisação pela aplicação imediata do piso salarial

02/03/2023

Em reunião realizada em 01/03, lideranças deliberam agenda de mobilização para março; entidades farão assembleia em seus estados para definir formas de adesão à paralisação do dia 10 e demais atos

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 01/03, as entidades que compõem o Fórum Nacional de Enfermagem deliberaram sobre as estratégias de organização para a realização de um grande dia de lutas e paralisação agendado para 10 de março. O encontro também permitiu que as lideranças pudessem avaliar os avanços conquistados na defesa do cumprimento imediato do piso salarial nacional da enfermagem e estabelecessem uma programação contínua de atividades até o final deste mês nos Estados e em Brasília.

 

A reunião do Fórum contou com uma expressiva participação de lideranças e trabalhadores dos vários estados e de parlamentares que estão comprometidos com a luta de enfermagem.  A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), que está na presidência do Fórum, sendo representada por sua dirigente nacional, Líbia Bellusci, mobilizou seus sindicatos e contou com uma forte participação de suas lideranças e trabalhadores dos vários estados.

 

Belllusci fez um breve relato das atividades do Fórum nestas últimas semanas e sobre a ação que vem sendo realizada junto aos parlamentares para que as questões que ainda impedem que os valores conquistados para o piso salarial de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e de parteiras cheguem efetivamente ao contracheque destes profissionais. A liderança tem acompanhado permanentemente, assim como demais dirigentes da Confederação ligados ao Fórum da Enfermagem, as agendas de mobilização realizadas em Brasília para defesa da pauta dos enfermeiros no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Com relação a agenda de 10 de março, os dirigentes deliberaram que haverá paralisação e que as entidades realizem assembleias para definir com os trabalhadores a forma de adesão ao movimento. Haverá atos por todo o país. Também neste dia acontecerá uma campanha nacional envolvendo estes profissionais para doação de sangue, cujo tema estabelecido foi “A enfermagem salva vidas, nosso sangue também”.

 

Antecipando este dia nacional de luta, haverá uma plenária nacional, em 06 de março, onde será possível uma avaliação das estratégias definidas pelas entidades em seus estados. Em 07 de março, ocorrerá uma mobilização com vigília em Brasília com um ato em apoio ao piso salarial da enfermagem, marcado para acontecer no Salão Verde da Câmara dos Deputados.  

 

Ainda em Brasília, em 15 de março, será realizada uma Audiência Pública no Congresso Nacional, onde serão convidados ministros que compõem o Grupo de Trabalho Interministerial que está debruçado sobre a questão do piso da enfermagem. Para finalizar a agenda deste mês, no dia 29 acontecerá um ato público em Brasília, cujo o detalhamento será divulgado brevemente. As lideranças também expressaram a necessidade da retomada da articulação da Frente Parlamentar Mista da Enfermagem.

 

 

Clique aqui e veja a íntegra da Nota aprovada na reunião do Fórum Nacional da Enfermagem

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]