CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT: DOCUMENTO SOBRE “PREVIDÊNCIA UNIVERSAL E DE QUALIDADE” FOI ENTREGUE AO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DURANTE VISITA À CUT
02/02/2023
A dramática situação deixada pelos governos Temer e Bolsonaro na área da Previdência Social tem sido foco das preocupações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e das entidades representativas da classe trabalhadora. Na segunda-feira, 30/01, foi dado mais um passo para o diálogo entre estas duas frentes de defesa desta importante política de Seguridade Social com a visita do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, à sede da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo.
A atividade, que reuniu lideranças sindicais cutistas e membros da Executiva da Central, incluído seu presidente, Sérgio Nobre, buscou avançar no diagnóstico sobre os estragos causados pelos dois últimos governos e na apresentação de propostas para encontrar saídas que auxiliem na recuperação da Previdência Social e garanta os direitos dos trabalhadores à uma política previdenciária de qualidade.
Os profissionais da Seguridade Social foram representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS/CUT), por meio de sua secretária de Comunicação e também secretária-adjunta de Administração e Finanças da CUT, Maria Godoi de Faria, a presidente, a secretária-geral e a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde SP), respectivamente, Cleonice Ribeiro, Célia Regina Costa e Regina Bueno.
Na ocasião, o ministro Carlos Lupi mencionou a necessidade do fortalecimento da relação com a CUT e as demais Centrais Sindicais para que seja possível encontrar saídas a partir colaboração de todos os segmentos envolvidos, mas, como fez questão de frisar, sempre respeitando a autonomia de luta das Centrais e suas entidades. Na oportunidade, o ministro se comprometeu com ampliação da participação social nestas discussões com a criação do Fórum Social da Previdência.
Os representantes da Executiva Cutista entregaram ao ministro Lupi documento elaborado pela Central onde são apresentados onze pontos prioritários e emergenciais para recompor a Previdência com seu caráter universal e de qualidade (veja a íntegra do documento anexado abaixo). A iniciativa observa a preponderância de instalação de um “Fórum – Trabalho e Previdência Social” onde se promova situações de incentivo ao controle social.
De acordo com a secretária de Comunicação da Confederação, esta aproximação do ministro com as Centrais sinaliza a recuperação de um canal de diálogo franco e democrático entre o governo e a classe trabalhadora. A dirigente sinalizou para o fato de se é preciso recuperar e avançar nas políticas de Seguridade Social, inclusive com a criação de um Conselho Nacional de Seguridade Social.
O documento entregue é resultado do debate estabelecido no seio da Central. Na sexta-feira que precedeu à vinda do ministro, 27/01, a dirigente coordenou uma reunião com a assessoria técnica da CUT onde foi possível destacar estes onze pontos considerados centrais e imediatos para contribuir com o Ministério da Previdência. Naquela ocasião, a secretária-geral da Confederação, Isabel Cristina Gonçalves, também contribuiu com o debate. Há ainda uma rica discussão acumulada pela Central que deverá se desdobrar em contribuições em áreas como gestão do trabalho, saúde e assistência.
Em entrevista concedida ao site da CUT, Godoi de Faria fala da expectativa de que o Fórum se tone “essa articulação entre as políticas de Seguridade Social, que são os ministérios da Saúde, da Previdência, da Assistência, incluindo o Trabalho e a Gestão, porque é por aí que a gente vai passar toda essa discussão que permeia a nossa pauta. E é claro que o desejo maior nosso, num futuro bem próximo, é um Conselho de Seguridade Social no país, porque aí que a gente garante, de fato, o conjunto das políticas de cidadania para o trabalhador ao longo da sua trajetória de vida”.
Clique aqui e veja a íntegra do documento entregue ao ministro
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
* Com informações da CUT
Conteúdo Relacionado