CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRESIDENTE DA CNTSS/CUT DISCUTE PESQUISA DA FIOCRUZ SOBRE “TRABALHADORES INVISÍVEIS” DA SAÚDE EM LIVE DO SINTFESP GO NA QUARTA (24/02)
22/02/2021
O presidente da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participa na quarta-feira, 24/02, às 15 horas, de live, transmissão ao vivo, para debater a pesquisa da FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz sobre “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil”. O evento é uma iniciativa do Sintefsp Go/To - Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins em parceria com a CNTSS/CUT, FIO - Federação Interestadual dos Odontologistas, SINDSAÚDE-GO - Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás e SINT-IFES GO - Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás.
A proposta da FioCruz com esta pesquisa, que teve início em janeiro deste ano, foi apresentar a realidade destes profissionais da saúde que estão fora do foco de atenção, mas que desempenham papeis fundamentais na infraestrutra e suporte da saúde e precisam ser reconhecidos e ter os cuidados e a segurança garantidos neste momento de pandemia. A live, que terá transmissão simultânea pelo facebook e youtube do SINTFESP-GO/TO (https://www.facebook.com/sintfesp; https://www.youtube.com/sintfespgoto) e pelos facebooks da CNTSS/CUT (https://www.facebook.com/cntsscut), SINDSAÚDE-GO (https://www.facebook.com/SindsaudeGO) e SINT-IFESgo (https://www.facebook.com/SINT.IFESgo), contará com a colaboração de uma das coordenadoras da pesquisa da FioCruz, a pesquisadora e socióloga, Maria Helena Machado, que apresentará a iniciativa da Fundação e os passos que já foram dados.
Fazem parte da lista de profissionais de interesse da pesquisa, como exemplos, trabalhadores que atuam em limpeza, cozinha e segurança, são maqueiros, recepcionistas e motoristas e até técnicos e auxiliares de enfermagem e de saúde bucal. Trata-se de um amplo universo de trabalhadores, cerca de 1,5 milhão de pessoas, no contexto de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O objetivo, de acordo com os idealizadores do estudo, é “lançar luz sobre um universo pouco iluminado da área da Saúde e, assim, buscar e apontar saídas voltadas ao cuidado, à proteção e ao acolhimento”. E, desta forma, conhecer suas condições de trabalho e de vida.
Também participam como debatedores na live o presidente da FIO, José Carrijo Brom; a secretária Geral do Sindsaúde GO, Flaviana Barbosa; e a liderança do SINT-IFESgo, Elvécio Ângelo do Nascimento.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
* com informações do Sintfesp GO/TO
Conteúdo Relacionado