CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRESIDENTE DA CNTSS/CUT PARTICIPA NESTA QUINTA (29) DE LIVE PARA LANÇAMENTO DA “CAMPANHA TRIBUTAR OS SUPER-RICOS”
28/10/2020
O presidente da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Sandro Cezar, participa nesta quinta-feira, 29 de outubro, a partir das 10 horas, de live, transmissão ao vivo, para marcar o lançamento da “Campanha Tributar os Super-Ricos”. A Campanha nacional, que já envolve mais de cinquenta entidades, quer apresentar propostas que levem a adoção de medidas tributárias de emergência que sejam capazes de enfrentar a grave crise econômica que o país vive e que agora, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), se tornou ainda mais profunda. A live será transmitida pelo facebook criado para a campanha: https://www.facebook.com/tributar.os.super.ricos
Também participarão da live o presidente da CUT – Central Única dos Trabalhadores, Sérgio Nobre, as presidentas da Confetam - Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Vilani Oliveira, e da Contraf-CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT, Juvandia Moreira, a secretaria de Finanças da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Rosilene Correia, Bianca Borges representando a UNE – União Nacional dos Estudantes, e Alexandre Conceição, do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Rud Rafael, do MTST - Movimento Trabalhadores sem Teto. Foram confirmadas as presenças virtuais de chefes de Executivos, parlamentares e lideranças sindicais e sociais.
A Campanha é uma alternativa que se contrapõe à pauta excludente, privatista e de retirada de direitos estabelecida por Bolsonaro/Guedes, que vem sendo implantada e é causadora da crise mesmo antes de sua potencialização com o surgimento da pandemia. Os idealizadores da campanha propõem oito medidas no campo legislativo que permite o aumento da arrecadação em torno de R$ 300 bilhões, sem prejudicar a classe trabalhadora e os mais vulneráveis economicamente. A ideia é tributar apenas as altas rendas e os grandes patrimônios dos 0,3% dos mais ricos do Brasil. Medidas semelhantes vêm sendo pensadas e implantadas em vários países pelo mundo.
A outra ponta da medida defendida na campanha prevê a redução de impostos da classe menos favorecida economicamente e para as pequenas empresas. Há um olhar também na perspectiva de equalizar a repartição de recursos com os Estados e Municípios. Pontos que auxiliariam na direção de um padrão fiscal menos perverso, que ainda é práxis no país. A dramaticidade do momento atual por conta da pandemia pede que medidas desta natureza sejam aplicadas para não penalizar ainda mais os trabalhadores.
Uma ampla agenda de eventos envolvendo vários setores e atores sociais será desenvolvida pelos organizadores da Campanha para que a proposta possa ser conhecida pelo maior número de pessoas e que haja um engajamento para que seja levada à frente pelas autoridades e incorporada nas agendas de discussão sobre este tema no Congresso Nacional.
As medidas foram elaboradas pelas organizações IJF - Instituto Justiça Fiscal, Contraf - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, FES - Fundação Friedrich Ebert Stiftung, Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional, AFD - Auditores Fiscais pela Democracia e MovRio - Movimento Contra as Reformas do Rio de Janeiro.
A campanha pode ser compartilhada das mídias digitais como Facebook, Twitter e Instagram.
Links da calculadora e das redes da campanha:
www.ijf.org.br/calculadora-irpf
Instagram: tributaros.super.ricos
Facebook: tributar.os.super.ricos
Twitter: OsTributar
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado