CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSAÚDE AM CONQUISTA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO PARA TRABALHADORES DO HOSPITAL 28 DE AGOSTO
05/05/2020
Depois de um intenso processo de denúncias e de cobrança junto às autoridades do Amazonas para ver respeitados os direitos dos trabalhadores ao acesso a EPIs – Equipamentos de Segurança Individual para realizarem suas funções, o Sindsaúde AM – Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área de Saúde do Amazonas, entidade filiada à CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, pôde conquistar mais uma importante vitória ao entregar cerda de 4,6 mil peças, entre máscaras e viseiras, para os funcionários do Hospital 28 de Agosto, na capital.
A unidade hospitalar é um dos grandes centros de tratamento e combate ao coronavírus (Covid-19) do Estado do Amazonas e vinha sendo alvo de denúncias pelos dirigentes do Sindicato por não garantir a segurança dos trabalhadores que atuam na linha de frente de atendimento a pacientes infectados. Na segunda-feira, 27 de abril, uma grande manifestação organizada pelo Sindsaúde AM e demais sindicatos da área da saúde reuniu centenas de funcionários para protestar contra a situação de calamidade em que a unidade hospitalar e o estado do Amazonas se encontram.
Naquela ocasião, a presidenta do Sindsaúde AM, também dirigente da CNTSS/CUT, Cleidenir Francisca do Socorro, expôs a dura realidade e as condições de atendimento à população em entrevista concedida ao Portal de Notícias Holanda. Sua fala destacou o apelo que estava sendo feito ao governo estadual para garantir proteção aos trabalhadores e não havia sido tomada nenhuma atitude que resolvesse o problema. “Pedimos EPIs adequados para estes profissionais, a maioria, quase 100%, não está trabalhando com equipamentos de proteção adequados como orienta o Ministério da Saúde, principalmente o pessoal que trabalha na urgência e emergência,“ manifestou a dirigente sindical.
Na última quinta-feira, 30 de abril, Cleidinir do Socorro retornou ao Hospital 28 de Agosto. Desta vez, foi para levar aos funcionários uma boa notícia resultado da insistência do sindicato e dos trabalhadores em defender seus direitos. Já na terça-feira, um dia depois do ato, e agora na quinta-feira, foram entregues máscaras e viseiras para que os profissionais possam ter melhores condições de segurança e manter o atendimento à população que procura a unidade hospitalar. Foi um avanço importante para os trabalhadores, que ainda se mantém mobilizados para que sejam providenciados mais itens de seguranças, assim como outras melhorias pleiteadas.
Cleidinir foi pessoalmente à unidade de saúde dar as boas novas aos trabalhadores e, inclusive, acompanhou a entrega dos equipamentos. Lembrou da assembleia realizada no dia 27 de abril naquela mesma unidade e o quanto foi solicitado ao governo estadual que fosse providenciado EPIs para os trabalhadores. A dirigente sabe que muito ainda precisa ser feito e conquistado em defesa dos profissionais da saúde e para a população local. De imediato, deixou um recado às autoridades do Estado: ”Vamos continuar solicitando equipamentos para os demais hospitais para garantir a proteção dos trabalhadores”.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado