CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > COVID-19: ENTIDADES DA CNTSS/CUT INTENSIFICAM PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA "TRABALHADORAS E TRABALHADORES PROTEGIDOS SALVAM VIDAS"
22/04/2020
A intensificação do processo de coleta de dados junto aos profissionais da saúde a partir de questionário presente na Campanha "Trabalhadoras e Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas" esteve entre as ações definidas por dirigentes e lideranças da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social durante reunião realizada na forma de videoconferência na sexta-feira, 17 de abril, para tratar da defesa destes trabalhadores e seus familiares. A reunião teve como pauta principal avaliar as ações realizadas pela Confederação e suas entidades desde o início da pandemia do coronavírus (Covid-19) com relação ao acompanhamento nos locais de trabalho do cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalhador.
A campanha, que foi lançada em 31 de março em todo o Brasil, é uma das ferramentas estratégicas incorporadas pela Confederação para obtenção de dados a respeito da realidade do trabalhador da área da saúde com a finalidade de expor suas necessidades e cobrar dos governos e do setor empresarial condições adequadas e seguras para realização das suas atividades. A campanha é uma parceria entre a Confederação e a ISP - Internacional dos Serviços Públicos, entidade sindical internacional que representa 30 milhões de trabalhadoras e trabalhadores públicos em 154 países.
Idealizada pela ISP para acontecer em âmbito mundial, a campanha ganhou uma versão nacional tendo como referência as características estruturais do país frente à pandemia do coronavírus e conta com a parceria de inúmeras entidades de trabalhadores que atuam nos serviços essenciais, como saúde, assistência social, educação, segurança pública, sistema prisional, judiciário, asseio e conservação, limpeza pública, coleta de resíduos sólidos, funerárias e cemitérios, água e saneamento, energia e também o setor de tributação. Atualmente o projeto expandiu sua aplicação e atinge também entidades não filiadas à ISP.
O processo de participação é bem simples. A proposta brasileira incluiu no escopo da campanha a coleta de informações por meio de um questionário online onde os trabalhadores da saúde e das demais áreas essenciais podem responder aos questionamentos feitos sobre suas reais condições de trabalho. Basta acessar o site da campanha para tirar dúvidas e preencher o questionário ( trabalhadoresprotegidos.com.br ). Os dados obtidos, que são sigilosos e não há necessidade de identificação do profissional no momento de responder as perguntas, serão transformados em relatórios para facilitar o diagnóstico e as análises das entidades participantes com vistas a adoção de medidas.
A metodologia da campanha também pressupõe o diálogo permanente entre as entidades, que se reúnem uma vez por semana para debater sobre os dados atualizados e as medidas a serem definidas em defesa dos trabalhadores. Entre as observações realizadas pelas entidades está a de aproveitar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril, para ampliar esta discussão e a mobilização dos trabalhadores através da intensificação de ações pelas redes sociais.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado