CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT ASSINA NOTA EM DEFESA DA ENFERMAGEM DIVULGADA PELO FÓRUM NACIONAL DA CATEGORIA
01/04/2020
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social assina Nota de apoio aos profissionais de Enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem - divulgada pelo Fórum Nacional da Enfermagem – 30 horas Já!. O documento foi produzido e aprovado na última reunião ordinária da coordenação do Fórum realizada em 17 de março último, em Brasília, e apresenta a preocupação com estes trabalhadores ao mesmo tempo em que cobra medidas de segurança neste período de pandemia do coronavírus (Covid-19). A Confederação faz parte da coordenação do Fórum e é pioneira na luta pelas 30 horas da enfermagem.
O documento assinado pelas entidades exige do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, os Conselhos de Saúde a as Instituições Públicas e Privadas de Saúde que sejam fornecidos aos profissionais de enfermagem os equipamentos de proteção individual e insumos necessários para seu trabalho de atendimento dos pacientes e que disponibilizem a orientação e a capacitação técnica para que sejam garantidas a proteção e segurança destes profissionais e seus familiares durante todo o período de combate à pandemia do coronavírus.
O documento do Fórum destaca que são estes profissionais, em conjunto com demais categorias da saúde, que estão se expondo cotidianamente ao vírus em virtude do atendimento prestado á população. E, como sempre foram itens de pauta do Fórum, é mais que urgente garantir a infraestrutura necessária para o trabalho, como também ver respeita a Resolução nº 543/2017 do Conselho Federal da Enfermagem que pede um dimensionamento do trabalho destas categorias. São mais de 2,3 milhões de profissionais de enfermagem no país. Foi lembrando que 2020 é considerado o Ano Internacional da Enfermagem.
José Carlos Araujo
Assessoria de Imprensa da CNTS/CUT
Conteúdo Relacionado