CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT ASSINA MANIFESTO EM DEFESA DE DEMOCRACIA E SAÚDE A SER DIVULGADO NA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
04/08/2019
Teve início no dia de hoje, 04 de agosto, e se estende até o próximo dia 07, quarta-feira, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). Brasília sediará este importante evento que tem como slogan principal “Democracia e Saúde”. Dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social estarão entre o mais de cinco mil participantes que aproveitarão a Conferência para discutir os rumos da saúde pública em nosso país e a defesa incondicional do SUS – Sistema Único de Saúde, como uma política pública de saúde de cunho universal e gratuita.
É com este viés de defesa da saúde pública que a CNTSS/CUT também compõe o grupo de entidades nacionais dos trabalhadores e usuários de saúde que assinam o “Manifesto em Defesa da Democracia, da Saúde e da Nação Brasileira”. O texto faz parte dos documentos divulgados nesta 16ª Conferência Nacional de Saúde. O manifesto chama a atenção dos brasileiros sobre os ataques sistemáticos que estão sendo desferidos com o SUS, seus trabalhadores e usuários do sistema. De imediato, as entidades querem a revogação da Emenda Constitucional 95, que atinge fortemente as áreas sociais, com destaque a saúde, com o congelamento de investimentos.
“(...) hoje estamos lidando com duros ataques às nossas conquistas civilizatórias, às proteções que construímos durante todo século 20. Estão abalando as estruturas da valorização do trabalho, da proteção do meio ambiente, da dignidade das pessoas, da soberania do país. A Democracia e os direitos sociais, que germinaram adubadas pelo sangue e pelas lutas de gerações de brasileiros e brasileiras, estão sendo desintegrados pela onda ultraliberal que vive nosso país e o mundo”, destaca o documento.
Veja abaixo a íntegra do Manifesto:
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado