CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT E ISP REALIZAM SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SETOR DE SAÚDE
20/06/2016
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e a ISP – Internacional de Serviços Públicos realizam nesta terça e quarta-feira, 21 e 22 de junho, o Seminário Nacional Setor Saúde. O evento, que acontece no Centro de Formação do SINDSESP, situado à rua Barão de Itapetininga, 163 – 2º andar, reunirá lideranças de vários estados representando entidades nacionais como CNTS, FNE, FASUBRA, entre outras. O Seminário conta com apoio da UNISON – Internacional Development Fund.
A proposta de programação prevê que no primeiro dia os participantes iniciem os trabalhos a partir da palestra sobre “O Ingresso do capital privado no setor de saúde no Brasil: um balanço inicial do que vem ocorrendo e perspectivas de regulamentação. Conjuntura em Saúde no Brasil”. O tema será trabalhado pelo ex-ministro da saúde, Arthur Chioro.
Neste dia também será realizado um grupo de trabalho sobre “Propriedade Intelectual da REBRIP”, sob a coordenação de Pedro Villardi, da ABIA/REBRIP. Na sequência, será apresentado por Gabriel Casnatti, ISP Brasil, um Mapa do ingresso do capital privado na Saúde no Brasil. O dia de trabalho termina com a apresentação de campanhas pelo direito à saúde, sob a coordenação de Alessandra Nilo (GESTOS).
O segundo dia tem início com uma mesa de debates que discutirá o tema “A nova realidade do Sistema de Saúde no Brasil e possíveis ataques aos direitos sindicais: como fortalecer os sindicatos”. Este trabalho será coordenado pela secretária geral da CNTSS/CUT, Célia Regina Costa, e contará com a contribuição das entidades nacionais dos trabalhadores em saúde.
As lideranças presentes ainda discutirão sobre o tema “Propostas de trabalho sobre como fortalecer o sindicalismo da saúde no Brasil: boas práticas e plano para 2016”. Haverá um momento reservado para a realização de reunião dos trabalhadores da AMIL/United Health.
Clique sobre a imagem e tenha veja a íntegra do depoimento
Célia Regina Costa esclarece que este encontro é um desdobramento do Seminário que foi realizado em Porte Alegre, em dezembro de 2015, sobre a entrada do capital internacional na compra de vários equipamentos de saúde no brasil. A proposta agora é ampliar esta Frente de luta com a participação de outras entidades nacionais representativas dos trabalhadores. A Confederação tem uma base significativa dos trabalhadores do setor privado e decidiu ampliar este debate.
“Temos que organizar os trabalhadores da saúde, principalmente do setor privado, e fortalecer nossos sindicatos para nos prepararmos para o que está por acontecer nas relações de trabalho, como retirada de direitos e extinção de postos de serviço. É preciso estar atentos sobre como o capital internacional vai reorganizar o sistema de saúde do setor privado. O Seminário será um momento importante para que possamos sair no dia 22 com ações mais concretas para enfrentar o capital Internacional. Hoje, em nosso país, ele representa 60% das unidades que prestam serviços ao SUS”, afirma a secretária geral da CNTSS/CUT.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado