CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT: SERVIDORES DO INSS APROVAM FIM DA GREVE E RETORNAM AO TRABALHO NA SEGUNDA-FEIRA (28)
25/09/2015
Em Plenária realizada na quinta-feira, 24/09, em Brasília, o Comando Nacional de Greve da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social aprovou o indicativo de final da paralisação dos servidores federais do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Também foi deliberado o retorno aos locais de trabalho na segunda-feira, 28/09, sem a realização de atendimento ao público. A população passará a ser atendida a partir da terça-feira, 29/09. As decisões foram encaminhadas aos Estados onde foram ratificadas pelos trabalhadores em Assembleias em seus sindicatos.
As medidas aprovadas pelas entidades representativas dos servidores federais foram tomadas depois da reunião de negociação realizada na quarta-feira, 23/09. Naquela ocasião, os representantes do Ministério do Planejamento informaram que o governo não alteraria a proposta apresentada na rodada de negociação de 18 de setembro. A justificativa dada foi a atual situação econômica do país e também em decorrência do pacote de ajustes apresentado pelo governo federal.
Os servidores federais do INSS dos sindicatos filiados à Confederação estavam em greve desde 10 de julho. Em entrevista ao site da CUT Nacional o presidente da CNTSS/CUT, Sandro Alex de Oliveira Cezar, destaca que “o governo informou que chegou em seu limite de oferta e que não haveria mais espaço para modificar a contraproposta apresentada por eles. Neste sentido, nossas Plenárias analisaram essa situação e optaram por encerrar a greve”, explicou.
Também foi definido durante o processo de negociação com o governo que na terça-feira, 29 de setembro, às 17 horas, será assinado o acordo entre os servidores públicos federais e o governo federal.
Clique sobre a linha e veja a íntegra da proposta encaminhada pelo governo federal: INSS
Clique sobre a linha e veja a íntegra da proposta encaminhada pelo governo federal: PST
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado