CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > III SEMINÁRIO NACIONAL DO FNTSUAS TERÁ REPRESENTANTES DA CNTSS/CUT
16/06/2015
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de sua secretaria Geral, encaminhou aos seus sindicatos filiados orientações para participação no “III Seminário Nacional do FNTSUAS - Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social”. A Coordenação Executiva do Fórum determinou como prazo máximo para a entrega das fichas de inscrições, por e-mail ([email protected]), a data de 20 de junho.
O Seminário, que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, em Curitiba (PR), no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública, situado à avenida Iguaçu, 880, Curitiba, tem como tema “Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS em cargos de nível fundamental e médio: perspectivas de atuação e valorização do trabalho”. O FNTSUAS é composto pela representação de treze entidades nacionais e pelos Fóruns Estaduais de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS (FETSUAS).
O evento é resultado dos debates que o Fórum Nacional tem realizado sobre este tema. A CNTSS/CUT acompanha permanentemente as discussões realizadas sobre a Assistência Social. Margareth Alves Dallaruvera, da direção Executiva da CNTSS/CUT e diretora de Formação Sindical da FENAS – Federação Nacional dos Assistentes Sociais, representa a Confederação no Fórum Nacional, no Conselho Nacional e na Mesa Setorial de Negociação do SUAS.
Para Dallaruvera, a realização do III Seminário acontece em um momento importante para a organização dos trabalhadores de nível médio e fundamental do SUAS. Este encontro antecede a Plenária que está marcada para julho. A partir dos resultados do Seminário de Curitiba será possível identificar melhor as necessidades e os problemas para que seja apresentada uma proposta de pauta mais adequada para os trabalhadores destes níveis. “A gente aguarda o que estes trabalhadores têm para trazer de experiências para que possamos acumular e traçar um plano de lutas com pautas para estes profissionais”, destaca.
Para assistir a íntegra da entrevista clique sobre a imagem
"O governo não convoca concurso público para nível superior. Muitos trabalhadores de nível superior prestam concurso para nível médio e se tornam orientadores ou educadores sociais. Assim são tiradas vagas do mercado de trabalho para profissionais de nível médio. O profissional de nível superior fica assumindo este lugar”, afirma Dellaruvera.
A dirigente da Confederação informa que o Fórum encontra-se envolvido também com a formatação do regimento interno da Mesa de Negociação. Em abril foi realizada uma oficina com a participação de técnicos do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em conjunto com a Comissão da Mesa de Negociação para debater este tema. O resultado deste trabalho foi apresentado na Plenária de Maio. Esta minuta agora deverá ser encaminhada ao governo para ser colocada em prática.
“Com o processo de precarização fica cada vez mais difícil organizar os trabalhadores. É preciso que o governo entenda que para implementar a política de assistência social primeiro tem que olhar pela valorização dos trabalhadores do SUAS, com salários dignos, concurso público e sem assédio moral. Os trabalhadores estão acordando mais para este processo de organização por conta dos FETSUAS. Estão surgindo greves onde nunca teve. O Piauí está em greve. O Amazonas e o Rio de Janeiro fizeram greves. Vemos os trabalhadores de vários Estados organizando greves para garantir seus direitos”, declara a dirigente da Confederação.
Clique aqui e confira as informações no site da FNTSUAS
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado