CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DA ENFERMAGEM - 30 HORAS JÁ
11/06/2015
Na segunda-feira, 15 de junho, acontece nova reunião do “Fórum Nacional da Enfermagem - 30 Horas Já”. O encontro permitirá que os representes das entidades que hoje fazem parte da coordenação e das comissões que compõem o Fórum possam debater e aprofundar o planejamento das ações que serão realizadas nos próximos períodos. O encontro será realizado em Brasília na sede da ABEN – Associação Brasileira de Enfermagem, situada no SGAN - Quadra 603, Conj. “B” - Brasília/DF. Além da reunião, foram propostas pela coordenação do Fórum atividades de mobilização junto à Câmara dos Deputados para o dia 16 de junho.
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social indicou representantes para fazer parte da Direção e das Comissões do Fórum. Para compor a Direção Executiva foram indicados como 1º tesoureiro e suplente, respectivamente, Ademir Portilho, secretário de Saúde do Trabalhador e do Sindsaúde Guarulhos/SP, e Cláudia dos Santos Silva, 1ª tesoureira da Confederação e do Sindicato dos Enfermeiros de Porto Alegre. Ambos já acompanhavam as discussões do Fórum em nome da Confederação.
A Confederação também apresentou as lideranças que farão parte das Comissões do Fórum. Para compor a comissão Financeira/Contábil foi definido o nome de Estela Marcia Correia Mata, do Sindsprev/AL. A de Mobilização contará com a participação de Neusa Pereira de Freitas, do Sindsaúde MG. A área de Comunicação será representada por Eliana Cândido Castilho, do Sindsaúde GO. Na estrutura Jurídica foi definida Francisca Alves de Sousa, secretária de Finanças e do Sindprev/PE. Já a de Política/Parlamentar será representada por Cláudia dos Santos Silva, que acumula o cargo de suplente do 1º tesoureiro.
Para assistir a entrevista basta clicar sobre a imagem
Em entrevista, Ademir Portilho faz uma rápida retrospectiva e aponta ações realizadas com a finalidade de ampliar a organização e a mobilização dos trabalhadores que lutam para ver aprovado o Projeto de Lei 2295, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O secretário da CNTSS/CUT recorda que esta luta específica dos enfermeiros já acumula cerca de duas décadas. Porém, destaca que a bandeira da CNTSS/CUT pelas 30 horas não se resume só aos profissionais da enfermagem e se estende para os profissionais da saúde.
“O PL 2295 não é o único que trata sobre este tema. Mas é o que apresenta um formato mais possível de ser negociado. Depois de passar por todas as Comissões da Câmara, já o tivemos na pauta de votação por três vezes. Porém, sempre ocorrem manobras regimentais para que seja retirado em cima da hora. Nós temos a Frente Parlamentar dos Municípios que é contra. Temos os parlamentares que defendem o patronato. E, agora, com este novo Congresso, temos o seu presidente que já se manifestou contrário ao PL. Tudo isto demonstra que temos que nos organizar para que não haja recuo em nossa luta”, afirma o secretário da Confederação.
Portilho menciona que desde o início do ano está ocorrendo uma retomada de fôlego por parte do Fórum. Foi feita uma reorganização na coordenação geral e criadas cinco comissões para auxiliar na mobilização. “Isto nos dá a dimensão que vamos estar muito melhor organizados e mais preparados para enfrentar as dificuldades. Com esta nova estrutura, teremos mais força para furar o bloqueio. Temos também a contribuição de vários parlamentares que são sensíveis à nossa causa. Realizamos a coleta de assinatura dos líderes dos blocos, que nos permitiu protocolar o PL para ser apreciado em Plenário. Temos sete entidades nacionais que defendem as 30 horas. Tudo isto não é um peso político pequeno. A gente não pode desanimar”, destaca.
Serviço:
Início da Reunião: 09 horas
Término da reunião: 18 horas
Pauta da Reunião:
09 hs - Reunião das Comissões para Elaboração dos Respectivos Planos de Trabalhos
09 hs – Reunião da Diretoria para Elaboração de seu Plano de Trabalho
14 hs – Reunião Plenária para Deliberação do Plano de Trabalho do Fórum - Assuntos Gerais
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado