CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PROMOVE PLENÁRIA NACIONAL DE SINDICATOS FEDERAIS
10/06/2015
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social realiza na quarta-feira, 17 de junho, em Brasília, a Plenária Nacional dos Servidores Federais do Ramo da Seguridade Social. O evento, que acontece das 10h00 às 16h00, no Auditório da CUT – Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal, situado no SDS – Edifício Venâncio V, subsolo, lojas 4, 14 e 20, tem como público alvo os dirigentes da Confederação que atuam nos sindicatos federais e representantes destas entidades filiadas à CNTSS/CUT.
A pauta da Plenária tem como pontos principais a campanha salarial unificada 2015 dos servidores federais e a GEAP – Autogestão em Saúde para servidores, aposentados e pensionistas da União. A coordenação do evento solicita aos interessados em participar da Plenária que confirmem a presença até sexta-feira, 12 de junho, por meio do e-mail [email protected], aos cuidados de Luciana, ou e-mail [email protected], com Marta. Contatos telefônicos também podem ser feitos nos números (11) 2108-9253 ou (61) 3322-5062.
Dentre os critérios para participação da Plenária está o que define a indicação de até 05 (cinco) representantes por sindicato filiado à CNTSS/CUT. Os sindicatos deverão arcar com as despesas de transporte, alimentação e hospedagem dos participantes indicados. Também foi estabelecido que a Confederação não financiará as despesas com transporte, alimentação e hospedagem aos integrantes da Direção que forem à Plenária.
Plenária anterior aconteceu em Pernambuco
Os sindicatos dos servidores federais filiados à CNTSS/CUT realizaram em 03 de março a sua Plenária Nacional. O encontro ocorreu no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev PE – Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco. À época, a Plenária debateu principalmente a Campanha Salarial Nacional Unificada dos servidores federais.
Os sindicatos federais tinham realizado, em 25 de fevereiro, atos em seus Estados para lançamento oficial da campanha unificada com a finalidade de divulgar a pauta de reivindicações e dialogar com a sociedade sobre as propostas da categoria. A data também contou com uma concentração em Brasília para cobrar a realização de uma Audiência com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, visando discutir as reivindicações dos trabalhadores e defender a retomada de um diálogo permanente com o governo. Os trabalhadores conquistaram a agenda, que aconteceu em 20 de março, no gabinete do ministro.
Principais encaminhamentos definidos na Plenária da CNTSS/CUT de 03 de março:
· Incorporar calendário Nacional do Fórum dos Federais;
· Mobilizar/preparar a categoria para o embate da campanha salarial: realizar assembleias nos locais de trabalho;
· Construir estratégia especial para os servidores da Saúde em razão da complexidade da situação destes trabalhadores;
· Orientar os sindicatos a participarem das reuniões do Fórum Nacional dos Federias;
· Na mesa específica setorial do INSS apresentar o resultado do estudo realizado pelo Sindsprev-PE, em parceria com a UNB, sobre o Modelo de Gestão do INSS e as consequências para a saúde e trabalho dos servidores;
· Solicitar reunião com a presidência do INSS para tratar da avaliação de desempenho do ciclo com previsão de término no final do março;
· Cobrar da gestão da GEAP a realização de reuniões periódicas nos Estados entre os sindicatos e os gerentes regionais para tratar dos problemas e controle social;
· Enviar documento ao presidente do Conselho Deliberativo da GEAP solicitando a criação de mecanismos de controle social.
Principais eixos da Campanha Salarial Nacional 2015 lançada pelo Fórum Nacional em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos:
· Política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias
· Índice linear de 27,3%
· Data-base em primeiro de maio
· Direito de Negociação Coletiva (Convenção 151 da OIT)
· Paridade salarial entre ativos e aposentados
· Retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores
· Aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores
· Isonomia salarial e de todos os benefícios entre os Poderes
José Carlos Araújo
Assessoria CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado