CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE NA CÂMARA FEDERAL EM HOMENAGEM AO PROFISSIONAL DA SAÚDE
12/05/2015
O Dia do Profissional de Saúde, comemorado em 12 de maio, foi tema de homenagem em Sessão Solene realizada na segunda-feira, 11/05, na Câmara Federal. A Sessão foi proposta pelo Fórum Nacional das 30 horas Já, composto por entidades dos trabalhadores que lutam pela aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que prevê a redução da jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem para 6 horas diárias, 30 horas semanais. Estes profissionais são responsáveis por cerca de 60% das ações realizadas nas redes de saúde, como saúde, prevenção de doenças, assistência e reabilitação.
O Plenário da Câmara recebeu as entidades nacionais dos trabalhadores, partidos políticos e profissionais da área de enfermagem. As entidades representativas dos trabalhadores puderam utilizar a tribuna para se manifestar e solicitar aos deputados que o PL possa ser aprovado pela Casa Legislativa. A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social foi representada por seu secretário de Saúde do Trabalhador, Ademir Portilho, do Sindicato da Saúde de Guarulhos, e por dirigentes e trabalhadores dos sindicatos dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul; Enfermeiros do Estado de São Paulo; Enfermeiros do Estado de Pernambuco; Federação Nacional dos Enfermeiros; e dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás.
Presente à Sessão, a presidenta do Sindsaúde GO, entidade filiada à CNTSS/CUT, Flaviana Alves, também se manifestou e cobrou dos deputados a aprovação do projeto. “Essa reivindicação não é meramente corporativa em defesa de privilégios, mas trata-se de condições mínimas para o desenvolvimento de uma prática assistencial, assegurando aos pacientes serviços de saúde de qualidade”, destacou.
Os trabalhadores estarão se mobilizando nos próximos dias para conseguir agendar uma reunião com o presidente da Câmara Federal, o deputado Eduardo Cunha (PMDB RJ).
Fórum 30 horas define comissões de trabalho
Recentemente a entidade definiu a composição de sua Executiva e de cinco comissões de trabalho formadas por lideranças sindicais com a finalidade de conquistar maior articulação e ampliar a mobilização. A CNTSS/CUT apresentou os nomes dos representantes da Confederação que farão parte da Direção Executiva. Para a 1ª tesouraria foi indicado como titular Ademir Portilho, secretário de Saúde do Trabalhador e do Sindsaúde Guarulhos/SP, e como suplente Cláudia dos Santos Silva, 1ª tesoureira da Confederação e presidenta do Sindicato dos Enfermeiros de Porto Alegre.
Para compor a comissão Financeira/Contábil foi definido o nome de Estela Marcia Correia Mata, do Sindsprev/AL. A de Mobilização contará com a participação de Neusa Pereira de Freitas, do Sindsaúde MG. A área de Comunicação será representada por Eliana Cândido Castilho, do Sindsaúde GO. Na estrutura Jurídica foi definida Francisca Alves de Sousa, secretária de Finanças e do Sindprev/PE. Já a de Política/Parlamentar será representada por Cláudia dos Santos Silva, do Sindicato dos Enfermeiros de Porto Alegre.
CNTSS/CUT é pioneira na luta por 30 horas
A CNTSS/CUT é pioneira na luta dos trabalhadores da área de saúde pela regulamentação das 30 horas já. A Confederação disponibiliza em seu site (www.cntsscut.org.br) arquivo do caderno de texto com os dados de pesquisa realizada sobre a “Campanha 30 horas é o limite – mais emprego, mais saúde para todos”. A iniciativa, que contou com apoio do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, tem a finalidade de apresentar um diagnóstico mais atualizado dos avanços e conquistas obtidos sobre esta pauta de reivindicação dos profissionais da saúde. Desde 1996, a CNTSS/CUT tem mobilizado a sociedade e autoridades sobre esta bandeira de lutas dos trabalhadores.
O texto do Caderno apresenta o levantamento feito pelos técnicos do DIEESE com 95 entidades sindicais filiadas à CNTSS/CUT. O trabalho de coleta de dados durou duas semanas à época e permitiu o registro de 271 informações sobre as jornadas de trabalho de cinco grupos de profissionais: saúde pública federal, saúde pública estadual, saúde pública privada, categorias profissionais específicas e agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O material colhido é apresentado em forma de tabelas, quadros e gráficos com as respectivas análises sobre os dados obtidos.
A diminuição da jornada de trabalho destes profissionais vem sendo discutida pela CNTSS/CUT junto aos seus Sindicatos e Federações filiados. A proposta leva em consideração melhorias nas condições de trabalho e na qualidade do atendimento prestado aos usuários do sistema. O resultado é que muitos avanços foram obtidos por meio da mobilização dos trabalhadores.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado