CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIRIGENTES DA CNTSS/CUT PARTICIPAM DE ATIVIDADES DO 8 DE MARÇO EM SÃO PAULO
06/03/2015
A secretária de Mulheres, Maria Aparecida Faria, e a secretária Geral, Célia Regina Costa, representarão a direção da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social nas atividades em comemoração ao Dia Internacional de Lutas das Mulheres, programadas para os dias 8 e 9 de março, domingo e segunda-feira. O calendário proposto prevê uma Caminhada na região Central da Cidade e a realização do 8º Encontro de Mulheres da CUT São Paulo.
A programação tem início no domingo, 08, data em que se comemora em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher, com uma Marcha que percorrerá ruas do centro da cidade. A iniciativa é um ato unificado que reunirá a CUT SP – Central Única dos Trabalhadores de São Paulo e suas entidades filiadas e os movimentos sociais. A concentração para a Marcha tem início a partir das 10 horas , na avenida Paulista, em frente ao Prédio da Gazeta, e na sequencia serão percorridas várias ruas do centro da cidade.
Finalizada esta primeira etapa, será realizada, às 16h30, a abertura oficial do 8º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP. O evento acontece na quadra dos Bancários, à Rua Tabatinguera nº 192, próximo ao Metrô Sé, e terá continuidade na segunda-feira, 09. “Em defesa e fortalecimento da democracia - Igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres” é o slogan escolhido pela CUT São Paulo para permear as atividades e debates do Dia Internacional de Mulher em 2015.
Para a secretária de Mulheres da Confederação, a agenda preparada para o Dia Internacional da Mulher permite que as bandeiras de luta possam ser amplamente divulgadas para a sociedade e também serve como um momento de celebrar as vitórias. “As comemorações do Dia Internacional da Mulher são importantes porque nos permitem dar eco às nossas lutas. Ao mesmo tempo em que denunciamos os preconceitos e a violência contra as mulheres, também podemos socializar nossas conquistas e nossos projetos. A CNTSS/CUT é uma entidade em que a presença da mulher é grande. As mulheres têm um papel muito expressivo nas lutas da nossa Confederação,” declara Maria Aparecida Faria, que também é secretária geral adjunta da CUT Nacional.
Célia Regina Costa avalia que a realização do 8º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP neste momento foi bastante interessante porque aproveita as comemorações para dialogar sobre as propostas que serão levadas para o 8º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, que ocorrerá de 27 a 29 de março, em Brasília. “Estaremos discutindo o texto-base que levaremos para etapa nacional e vamos também ter a escolha das 144 delegadas dos sindicatos e ramos que representarão São Paulo no 8º Encontro Nacional, “ afirma a secretária geral da Confederação.
As atividades deste final de semana também servirão para a mobilização das mulheres preparando-as para as manifestações que deverão acontecer nacionalmente no dia 13 de março, quando as trabalhadoras e os trabalhadores defenderão a Petrobras, a democracia, a classe trabalhadora e a reforma política no Brasil. Em São Paulo, a manifestação será a partir das 15h em frente ao prédio da Petrobras, na Av. Paulista nº 901.
Programação
8 de março
10h – Ato Unificado do Dia Internacional da Mulher: concentração na Av. Paulista nº 900 (em frente ao prédio da Gazeta)
15h – Início do credenciamento na Rua Tabatinguera nº 192 – Metrô Sé (Quadra dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região)
16h30 – Abertura do 8º Encontro Estadual de Mulheres da CUT/SP
17h – Análise da conjuntura
19h30 - Encerramento
9 de Março
8h às 10h – Credenciamento
8h30 – Café
9h – Painel: Conjuntura atual e a situação da mulher no mundo do trabalho
10h – Painel: “Em Defesa e Fortalecimento da Democracia - Igualdade, Autonomia e Liberdade para as Mulheres!”, abordando reformas estruturantes tais como paridade, reforma política, democratização da comunicação, igualdade de direitos, direito à água e a uma vida sem violência.
12h – Almoço
13h30 - Trabalho de grupo (leitura, discussão, sugestão de emendas ao texto base para o 8º Encontro Nacional das Mulheres da CUT)
15h30 – Plenária: apresentação e votação das emendas; eleição das/os delegadas/os ao 8º Encontro Nacional de Mulheres da CUT
18h – Encerramento do 8º Encontro Estadual de Mulheres da CUT/SP
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado