Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSAÚDE MG: GOVERNO MINEIRO JOGA PARA 2015 PERCENTUAL DE REAJUSTE E DESCUMPRE A DATA-BASE

Sindsaúde MG: governo mineiro joga para 2015 percentual de reajuste e descumpre a data-base

30/09/2014

Pelo terceiro ano consecutivo, o governo estadual não dará reajuste no vencimento básico dos servidores da saúde

Escrito por: Sindsaúde MG

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o governo estadual não dará reajuste no vencimento básico dos servidores da saúde. A proposta do governo, apresentada na reunião do Comitê de Negociação Sindical (CONES) na quinta-feira (25/09) joga para janeiro de 2015 a anúncio de 6,5% de reajuste salarial para o funcionalismo.

 

 

O governo também empurra para a próxima gestão o pagamento do prêmio de produtividade. Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, a produtividade de 2014 deverá ser paga no primeiro semestre de 2015. O governo manteve a lógica implantada de reajuste zero desde que instituiu a data base, jogando a responsabilidade da correção salarial já para o novo governo. Se a proposta do governo for encaminhada deste jeito, o ano de 2014 terminará sem nenhum avanço para os trabalhadores da saúde.

 

Durante a reunião, o Sind-Saúde/MG questionou o percentual e denunciou o descumprimento da própria política remuneratória criada pelo governo com data-base em 01 de outubro. O Sindicato não aceita a justificativa do governo que argumenta impossibilidade de cumprir a data-base devido ao período eleitoral. O prazo para reajuste é previsto em lei e, para a legislação eleitoral, é permitido aumento salarial neste caso, reforçado ainda pelo percentual que apenas repõe a inflação. A reivindicação do Sind-Saúde/MG para este ano é de revisão das carreiras da saúde, diminuição da jornada de trabalho sem redução salarial, reajuste de 15%, dentre outros pontos. 

 

Telão na Praça

 

 
 
Em assembleia dos trabalhadores da saúde, que aconteceu logo após a reunião com governo, a categoria decidiu que lutará na Assembleia Legislativa para aumentar o percentual e fazer com que o governo cumpra a data-base estipulada em lei. Os trabalhadores aguardavam o resultado da reunião acompanhando por meio de um telão na Praça Sete, centro da capital. Vídeos que denunciavam a precária situação da saúde, a censura e os desmandos do atual governo foram mostrados para a população.
 
 
Além do vídeo que mostra a situação da saúde, o Sindicato exibiu a denuncia das censuras e criminalização dos movimentos sociais que o governo tem como prática. O Sind-Saúde/MG mostrou seu apoio ao Sind-UTE que tem sofrido ataques da coligação encabeçada por Pimenta da Veiga. Com ação da coligação Minas Para Todos, o TER-MG impediu a campanha promovida pelo Sind-UTE que debate os mesmos temas propostos pela categoria da educação há anos. Muitos populares pararam e acompanharam as imagens mostradas e as falas dos trabalhadores da saúde. . 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]