CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > LIDERANÇAS DE SINDICATOS FILIADOS À CNTSS/CUT PARTICIPAM DE CURSO REALIZADO EM PARCERIA COM ENTIDADE NORTE-AMERICANA SEIU
28/08/2014
Salvador, BA, foi a cidade escolhida para acolher a primeira turma do curso de capacitação promovido por conta da parceria entre a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e o Sindicato norte-americano SEIU - Service Employees Internacional Union, CTW, CLC. Potencializar a filiação de novos trabalhadores aos Sindicatos e fortalecer estas entidades são os principais desafios propostos. A iniciativa conta ainda com o envolvimento da CNTVPS Confederação Nacional dos Trabalhadores em Vigilância e Prestadores de Serviços e CONTRACS – Confederação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços.
Durante o período de 11 a 22 de agosto, dezessete lideranças, escolhidas por suas respectivas Confederações, participaram do projeto de formação cujo tema central foi “Trabalhadores e Trabalhadoras Unidos São Fortes, São CUT”. PelaCNTSS/CUT estavam presentes representantes do Sindisaúde Rede Privada Bahia e SINDACS Bahia; a CNTVPS com os Sindicatos dos Vigilantes da Bahia e do Distrito Federal; e a CONTRACS com o Sindiserviços do Distrito Federal. Participam como convidados a secretária de Organização da CUT PE, Jeane de Souza; o secretário de Organização do Sindicato da Alimentação da Bahia, Queiróz; e Rafael Messias Guerra pelo UAW – United Auto Works.
O projeto teve ainda o apoio da CUT – Central Única dos Trabalhadores, que, por meio de suas secretariais nacionais de Organização, Relações Internacionais e Comunicação, contribuiu com o processo de formação. Os organizadores do curso definiram que a primeira semana seria destinada a discussão técnica e teórica. A semana posterior foi dedicada ao trabalho em campo, onde puderam exercitar a metodologia de filiação apreendida no curso.
Rico momento de trocas
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
Na opinião da secretária Geral da CNTSS/CUT, Célia Regina Costa, a proposta do curso é muito interessante por permitir a troca de experiências sobre metodologias que facilitam o fortalecimento e o crescimento dos Sindicatos. “Tivemos momentos de trocas muito ricos. Para se ter uma ideia, nos EUA os trabalhadores devem autorizar, por meio de votação, se querem ou não um sindicato. E, apesar desta realidade, a SEIU tem mais de dois milhões de trabalhadores sindicalizados. A nossa primeira semana do curso possibilitou que as situações que diferenciam nossos trabalhos fossem discutidas e avaliadas pelo grupo. Foi muito gratificante este momento e também o de atuar em campo, quando fizemos o mapeamento de locais de trabalho e trocamos nossas impressões,” destaca.
Entre os temas discutidos na primeira semana estavam questões sobre programas de filiação desenvolvidos pela CUT e SEIU, desafios apontados para os próximos períodos, porque filiar e qual a visão que os trabalhadores têm dos sindicatos, como construir o poder, formas de comunicação, identificação de lideranças nos locais de trabalho, planos e estratégias de filiação para crescimento dos sindicatos, entre outros. Os participantes também redigiram um documento, definido como Carta de Salvador, que foi entregue ao presidente da CUT Bahia, Cedro Costa e Silva, fazendo observações sobre a integração entre a proposta do curso com a estratégia defendida pela CUT de OLT - Organização no Local de Trabalho (veja íntegra abaixo).
Teoria vira prática
Toda esta teoria foi aplicada em duas unidades hospitalares da Bahia. Foram escolhidos um Hospital Estadual e um Filantrópico para a realização do exercício de mapeamento dos locais de trabalho. Com a finalização desta etapa, os participantes terão que apresentar o resultado do trabalho realizado para avaliação, assim poderemos ver se estão cumprindo as metas estabelecidas. Isto será mensurado em reunião mensal que acontecerá já a partir de setembro. Depois, a cada três meses, haverá um encontro para apresentação e análise de relatórios. Todo o processo do programa tem a duração de um ano.
A representante da CNTSS/CUT vê com entusiasmo o trabalho realizado até aqui e acredita ser possível dar um salto de qualidade na organização dos trabalhadores brasileiros e no crescimento e fortalecimento dos sindicatos. “O projeto é bem interessante também para a CUT. Acredito que a Central deve olhar com muito carinho o que está acontecendo aqui. Alias, a participação das secretarias nacionais da CUT já demonstra uma aproximação muito boa e que poderá facilitar a ampliação destas discussões,” afirma Célia Costa.
Clique aqui e veja a íntegra da Carta de Salvador ao Presidente da CUT Bahia
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado