CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT ACOMPANHA REUNIÃO E SEMINÁRIO SOBRE NR 32
19/08/2014
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de seu secretário de Saúde do Trabalhador e também dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Privada de Guarulhos, Ademir Portilho, participará das discussões no “Seminário Norma Regulamentadora 32 (NR 32) – Mitos e Verdades. Um Desafio para a Saúde”. O evento, que acontece na quarta-feira, 27/08, será realizado em Pernambuco, na sede do SENAC, situada à avenida Visconde de Suassuna, 500.
O Seminário é uma realização da CTPN – Comissão Tripartite Permanente Nacional do Ministério do Trabalho e Emprego. Os organizadores esperam um público de 200 profissionais. Entre os temas trabalhados durante o evento, estão: “Atual Momento da NR 32 e as Principais Dificuldades na Implantação”, ministrado por Vera Lúcia Cantalupo - assessora técnica da CTPN NR32. Na sequencia acontecerão duas mesas redondas sobre o tema “Os Desafios e os Avanços da NR 32”, que serão abordas por Cantalupo e demais representantes da CTPN.
Para o secretário da Confederação, este será mais um momento favorável para as discussões sobre o que já foi feito nesta área, mas, principalmente, permitirá que aponte os avanços ainda necessários. “Este seminário acontecerá em um intervalo proposto para a nossa próxima reunião da NR32, que acontece entre os dias 26 e 28 de agosto. Nela deveremos dar prosseguimento às discussões sobre esterilização. Queremos apresentar subsídios para alterar a portaria específica sobre Óxido de Etileno, cujo uso é mais extensivo na indústria do que na área de saúde”, pondera Portilho.
A aplicação efetiva da NR 32 é uma das bandeiras de luta dos trabalhadores da área de saúde. Com sua publicação em novembro de 2005, tornou-se possível assegurar que os profissionais possam usufruir de seu direito às condições ideais de segurança, proteção e preservação da saúde durante as atividades desenvolvidas no cotidiano de suas funções.
A NR 32 foi idealizada justamente para garantir esta proteção aos trabalhadores que se expõem a riscos físicos, biológicos, químicos e a radiações ionizantes, incluindo neste segmento os que atuam nas áreas de ensino e pesquisa e aqueles que realizam a manutenção e limpeza dos equipamentos.
José Carlos de Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado