CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONFEDERAÇÕES CUTISTAS PARTICIPAM DE PROJETO DE FORMAÇÃO EM PARCERIA COM O SINDICATO NORTE-AMERICANO SEIU
13/08/2014
A formação, com o lema “Trabalhadores e Trabalhadoras Unidos São Fortes, São CUT”, iniciou no último dia 11, em Salvador, em que três Confederações da CUT estão construindo uma nova estratégia para ampliar a sindicalização de suas bases. A CNTSS/CUT potencializa a formação dos sindicatos Sindisaúde Rede Privada Bahia e SINDACS Bahia; a CNTV-PS com os Sindicatos dos Vigilantes da Bahia e do Distrito Federal; e a CONTRACS com o Sindiserviços do Distrito Federal.
No segundo dia de formação, após conhecer a realidade dos participantes e de suas entidades, todos se desafiaram a pensar sobre visão e poder.
Dinâmicas, dramatizações e trabalhos em grupo provocaram o debate sobre a visão dos sindicatos na atualidade e qual a visão dos trabalhadores por eles representados. As duas visões dialogam, estão próximas? “Com certeza um momento de reflexão, pois muitos dirigentes envolvidos com o dia a dia das entidades, agendas, lutas, compromissos reconhecem que não estão destinando tempo para ouvir mais os trabalhadores, saber como eles estão e o que pensam”, conclui Célia Regina Costa, secretária-geral da CNTSS/CUT.
Os participantes debateram o que significa poder. O que é poder para o sindicato? O que é poder para os trabalhadores e trabalhadoras? Nosso poder está aumentando ou diminuindo? “Analisando os dados de sindicalização no nosso país, apresentados pela SNO/CUT, percebemos que estamos estagnados e que precisamos mudar essa realidade, por isso a estratégia pensada para essa formação está vinculada ao aumento da sindicalização, resultando em maior poder dos trabalhadores e dos sindicatos”, afirma Lucilene Binsfeld (Tudi), secretária de Relações Internacionais da CONTRACS.
Segundo Boaventura, presidente da CNTV-PS, “pensar em visão e poder é pensar no empoderamento dos trabalhadores e ter estratégias para a ação sindical”.
Para José Simões, coordenador do projeto no Brasil pela SEIU, estamos no caminho certo. “É importante definir qual rumo tomar diante das dificuldades e objetivo de melhorar é fundamental”, conclui.
Um dos pensamentos de Mandela reflete essa ação: “devemos usar o tempo com sabedoria e sempre perceber que o tempo é sempre oportuno para fazer o certo”. A oportunidade para que todos pensem e usem seu tempo com sabedoria para buscar o melhor para os trabalhadores e trabalhadoras e para o fortalecimento das organizações é necessária e precisa.
Participam como convidados a secretária de Organização da CUT PE, Jeane, e o secretário de Organização do Sindicato da Alimentação da Bahia, Queirós.
O projeto está sendo realizado em parceria com a SEIU (Sindicato Internacional dos Trabalhadores em Serviços-EUA) e com apoio da CUT, através das secretarias de Relações Internacionais, de Organização, de Formação e de Comunicação.
Os desafios seguem e o próximo passo é debater: como a comunicação pode fazer a diferença nas nossas ações com objetivo de avançar nas conquistas?
Lucilene Binsfeld
Conteúdo Relacionado