CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DE PROJETO INOVADOR COM ENTIDADE NORTE-AMERICANA SEIU
08/08/2014
Potencializar a filiação de novos trabalhadores nos Sindicatos cutistas e fortalecer estas entidades são os principais desafios propostos pela parceria formada entre a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e o Sindicato norte-americano SEIU - Service Employees Internacional Union, CTW, CLC. A iniciativa conta ainda com o envolvimento da CNTV – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Vigilância e Prestadores de Serviços e CONTRACS – Confederação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços.
O projeto já deu os primeiros passos e deve inaugurar uma nova fase agora em agosto, quando será feita a formação da primeira turma de sindicalistas que passarão a atuar diretamente em suas bases para filiar novos trabalhadores às suas entidades. As lideranças estarão reunidas de 11 a 22 de agosto em Salvador, Bahia, para participar do processo de formação. A programação prevê a primeira semana dedicada à formação técnica e teórica. A semana seguinte será reservada para o trabalho em campo, onde colocarão em prática a teoria debatida coletivamente.
Neste momento, participarão como entidades filiadas à CNTSS/CUT o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do setor privado e o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias. O projeto conta também com a participação das secretarias de Organização, de Comunicação e de Formação da CUT Nacional. As pastas cutistas trabalharão temas específicos com o grupo de sindicalistas.
Para a secretária geral da CNTSS/CUT, Célia Regina Costa, que desde o início contribui com a construção da parceria, esta iniciativa é um modo importante de trocar as experiências de filiação, de fortalecimento e de organização dos sindicatos realizadas no Brasil e nos países onde o SEIU tem base, como Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.
“A SEIU nos procurou pelo reconhecimento que as entidades cutistas possuem nos espaços internacionais. A CUT e suas entidades são observadas por sua política em prol da classe trabalhadora. O SEIU, por sua vez, também tem um importante trabalho de excelência frente aos trabalhadores que representa. São cerca de 2 milhões de trabalhadores filiados. Vejo como uma troca importante de informações, mesmo sabendo das diferenças culturais e estruturais que existem entre nossos países,” afirma a secretária.
O representante do SEIU, José Simões, reiterou a expectativa com a troca de experiências entre as partes envolvidas. “Queremos conhecer melhor o movimento sindical do Brasil ao mesmo tempo em que apresentaremos as nossas ações de sindicalização de trabalhadores em nossos Sindicados. Este é um dos desafios que estamos envolvidos nos EUA. Vamos dialogar sobre os meios que usamos em conjunto com que a CUT faz aqui no Brasil. Estamos contentes e otimistas em fazer este trabalho aqui no Brasil”, afirma Simões.
Como nasceu o projeto
O projeto foi sendo amadurecido a partir dos primeiros contatos entre a Confederação e o SEIU no início de 2013. Em julho daquele ano, em encontro na cidade de Salvador (BA), já se delineava o formato final da ação. O foco principal é o desenvolvimento de uma cooperação para o crescimento e fortalecimento sindical, ampliando as filiações e as organizações nos locais de trabalho.
Definiu-se, então, que a ação de campo se daria, nesta primeira fase, na cidade de Salvador.Será escolhida unidade hospitalar para atuação dos sindicalistas. Neste espaço será possível encontrar trabalhadores das categorias filiadas às Confederações cutistas. A proposta é agir conjuntamente em locais em que possam estar representadas as categorias profissionais envolvidas, ou seja, trabalhadores da saúde, vigilância e comércio serviços.
SEIU
Service Employees International Union é uma organização de mais de 2 milhões de membros unidos pela crença na dignidade e no valor dos trabalhadores. Presta serviços e se dedicada a melhorar a vida dos trabalhadores e suas famílias e criar uma sociedade mais justa e humana. SEIU é o sindicato que mais cresce união na América do Norte. Focada em unir os trabalhadores em três setores para melhorar as suas vidas e os serviços que prestam, SEIU é:
Os filiados acreditam e lutam por uma sociedade justa. Onde todos os trabalhadores são valorizados e todas as pessoas são respeitadas. Onde todas as famílias e comunidades devem prosperar. (tirado do site da entidade).
Conteúdo Relacionado