CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DE ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS PROGRESSISTAS EM SÃO PAULO
21/05/2014
Entre os dias 16 a 18 de maio, mais de 500 blogueiros e ativistas digitais estiveram em São Paulo para participar do 4º Encontro Nacional deste segmento. Um momento muito rico para discutir ações pela democratização da comunicação em nosso país. Como convidado de honra, o Encontro teve a participação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que aproveitou para fazer uma análise de conjuntura e defender de forma enfática a democratização da comunicação e a criação de um novo Marco Regulatório da Mídia Brasileira.
Para dar início a sua fala, Lula fez a apresentação de pontos presentes em um texto feito recentemente por Franklin Martins, ex-ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil de seu governo. A análise inicial fez uma avaliação da discussão sobre regulamentação da mídia realizada por outros países. Destacou a Carta Régia assinada pela Rainha Elizabeth da Inglaterra; a aprovação, na Suprema Corte da Argentina, de artigos da Lei de Serviços de Comunicação; aprovação na União Europeia do relatório “Uma mídia livre e pluralista para sustentar a democracia Europeia”; a aprovação no Congresso do Equador da Lei Orgânica de Comunicação; entre outros exemplos.
“O fato é que praticamente todas as sociedades democráticas do mundo contam com mecanismos de regulação de seus meios de comunicação (...). Nós estamos conquistando um espaço para fazer o debate maduro sobre o Marco Regulatório da Comunicação em nosso país. A regulação que temos hoje é de 1962. Naquele tempo, como comentou o Franklin, tínhamos mais televizinhos do que televisores. Ninguém aqui quer censurar ninguém, como a grande imprensa quer fazer acreditar. Fiz recentemente debates com empresários dos meios de comunicação e com jornais do interior sobre este tema,” destaca Lula.
O ex-presidente lembra que os movimentos sociais e os partidos políticos progressistas nunca conquistaram nada de graça aqui no Brasil e que sempre foi necessária muita luta. Deixa claro que com a comunicação não será diferente. Lula aponta que os movimentos sociais e partidos progressistas precisam entender melhor a relação com a internet. Para ele, as redes sociais têm um importante papel nos dias de hoje como contraponto à grande mídia. Menciona ainda que é preciso lutar para que a banda larga chegue a todos os lares brasileiros. Esta, segundo ele, tem que ser uma meta para colocar o país no mesmo nível das sociedades avançadas.
Clique sobre a imagem e assista trechos da palestra
“Tudo que conquistamos foi com muita luta. Assim também será para aprovação de uma nova Regulação dos Meios de Comunicação em nosso país. Hoje eu tenho mais consciência da briga pela regulamentação da comunicação em nosso país. Quanto mais consciência a gente tem, mais aumenta a vontade de lutar. Quero dizer que daqui pra frente toda vez que eu falar com um pequeno, médio ou grande veículo de comunicação a questão da Regulamentação da mídia estará em primeiro lugar”, afirma Lula.
Sobre a questão da conjuntura nacional, Lula lembra que é preciso combater a desesperança e a falta de perspectiva de um futuro melhor que a grande imprensa apresenta todos os dias. Lembra que a mídia de outros países apontam os avanços do nosso país, mas a nossa imprensa fala como se o país fosse acabar a cada final de dia. Lula diz que não acredita na política sem esperança e que é preciso discutir para se entender a negação da política que hoje os meios de comunicação trabalham todos os dias.
“Todo santo dia vemos uma tentativa nova de desvalorizar a política e as Instituições. Vejo na televisão que cada um se dá ao luxo de esculhambar a política e ninguém se defende. É indescritível esta situação. Precisamos ter orgulho de fazer as coisas e ir para as ruas debater com a sociedade. É preciso fazer a Reforma Política acontecer por meio da ação dos partidos políticos e da sociedade. Este Congresso que está aí não fará a Reforma que o país precisa. Ela acontecerá se tivermos uma Constituinte exclusiva para trabalhar este tema,” destaca o ex-presidente.
O Encontro
O 4º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa – Barão de Itararé, AlterCOM e Movimento dos Sem-Mídia, foi dividido em dois momentos. O primeiro deles, um Seminário Internacional com o tema “Mídia, Poder e Contrapoder” foi realizado na sexta-feira, 16 de maio, onde o presidente Lula pode proferir sua palestra. E no período seguinte, nos dias 17 e 18, foram feitos trabalhos em grupo para troca de experiência entre a blogosfera e os ciberativistas.
No sábado, 17 de maio, a proposta foi de retomar a experiência do primeiro encontro nacional realizado em 2010. As atividades iniciaram com um debate sobre a juventude e a força das novas mídias, que foi seguido por trabalhos em grupo com a participação de ativistas convidados. Todos os participantes puderam relatar suas experiências e participar dos debates. No domingo, 18 de maio, os debates foram sobre a Carta de São Paulo e ações do movimento de blogueiros e ativistas digitais. Os coordenadores do evento estão trabalhando na versão final deste documento que será apresentado nos próximos dias.
Veja também as seguintes matérias sobre o tema:
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado