CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDICATOS FEDERAIS DA CNTSS/CUT DIVULGAM CAMPANHA SALARIAL 2014 EM SEUS ESTADOS
23/01/2014
Os Sindicatos dos servidores federais filiados à CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participaram nesta quarta-feira, 22/01, do lançamento da Campanha Salarial de 2014 em seus Estados. As entidades representativas destes profissionais escolheram esta data para dar início a uma série de mobilizações voltadas a garantir a conquista dos itens propostos na pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores e que será debatida com o governo federal.
A campanha salarial tem caráter nacional e envolverá todos os servidores públicos federais do país. As entidades filiadas ao “Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais”, definiu um calendário de ações e mobilizações. A CNTSS/CUT esta entre as instituições que compõem o Fórum. A Confederação contribuiu com os debates e na definição das propostas que buscam ampliar os direitos dos servidores federais. O dialogo permanente entre a Confederação e suas entidades filiadas permite a construção de uma agenda de debates e de mobilizações com vistas a avançar nas lutas da categoria e, ao mesmo tempo, cobrar do governo federal melhores condições de trabalho e de atendimento aos usuários do sistema.
“Nos últimos dez anos o país tem avançado na implantação de políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Os servidores desempenham um papel significativo na construção destas políticas e, evidentemente, na sua aplicação. Não existiriam serviços ou políticas públicas se não fossem colocadas em prática por profissionais que precisam ser valorizados, tanto no aspecto salarial, quanto nas condições de trabalho. Valorizar o servidor é um investimento que se reproduz na sociedade, nos serviços que são prestados à população. É só observar os indicadores sociais positivos alcançados nestes últimos anos,” afirma Sandro Cezar.
Mobilizações em alguns Estados
Goiás - O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (SINTFESP-GO/TO) fez o lançamento da Campanha apartir de uma atividade na Praça do Bandeirante, na região central de Goiânia.O trabalhofoi acompanhado pelas entidades que participam do Fórum Goiano das Entidades dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (FOGEF).
Paraíba - Os dirigentes do SindsprevPB − Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba e os trabalhadores foram às ruas. Para a diretoria do SindsprevPB, a parcela de 5% proposta como reajuste salarial para este ano fica muito a desejar uma vez que a inflação do ano passado (5,91%) corroeu o reajuste salarial previsto. Mesmo corroído pela inflação, destacam os sindicalistas, não se deve esquecer que esse reajuste é fruto de um ganho da greve feita pelos servidores públicos federais em 2012.
Campanha Salarial Nacional 2014
De acordo com o “Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais”, a campanhadeste ano ressalta a questão da Copa do Mundo, marcada para acontecer este ano no Brasil. As peças publicitárias propostas fazem alusão a este tema. “A campanha lembra que os servidores são como um timue serve ao Brasil e deve ser valorizado como toda equipe que pretende se sagrar campeã. Lembrando um dos principais motes das manifestações que tomaram as ruas no ano passado, a campanha pede serviços públicos no padrão FIFA,” conforme anuncia material de divulgação do Fórum.
Entre as bandeiras de luta apresentadas pelos trabalhadores e divulgadas pelo Fórum Nacionalestão: a luta por uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base; regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; a retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos; além do cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 e reajuste em benefícios também fazem parte das prioridades desta campanha salarial.
José Carlos Araújo - Assessoria de Imprensa – CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado