CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT ESTÁ ENTRE AS ENTIDADES PRESENTES AO 2º MÓDULO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO DA CUT
12/11/2013
A segunda etapa do Curso de Formadores em Comunicação da CUT Nacional teve início nesta segunda-feira, 11/11, com a presença de cerca de 30 dirigentes de entidades sindicais de todo o país filiadas à Central. A pauta do encontro, que se estende até quinta-feira, 14/11, percorrerá temas ligados ao mundo da Internet e das Redes Sociais, como ciberativismo, blogosfera, Marco Civil da Internet, experiências sociais em redes sociais, entre outros.
A surpresa inicial desta nova etapa do curso foi a transmissão de uma mensagem gravada em vídeo do ex-presidente da República, Luis Inácio Lula Silva. Em sua mensagem, o ex-presidente fez questão de dar as boas vindas às lideranças presentes e salientar a importância do tema proposto pela CUT Nacional para o curso. “Quero saudar a iniciativa da CUT de incluir as mídias sociais na pauta do curso de formação em comunicação, Temos que nos comunicar com mais força e criatividade por todos os meios disponíveis,” afirma Lula.
Ele destaca que a internet está no dia a dia do trabalhador e sua família. Comenta, ainda, que, por isto, é fundamental que o Sindicato também esteja lá. “É fundamental para dialogar com a juventude. É fundamental para criar uma alternativa aos grandes grupos de comunicação, que, como sabemos, são preconceituosos com as reivindicações dos trabalhadores e dos movimentos sociais,” comenta Lula.
A mensagem de Lula foi recebida com grande satisfação pelo grupo, que para finalizar, fez questão de deixar mais um recado para todos: “A internet deve ser utilizada cotidianamente no Sindicato para renovar a entidade e para ouvir e organizar os trabalhadores”.
Clique sobre a imagem e assinta a íntegra da entrevista
Na sequência, ainda no período da manhã, o grupo debateu a partir da apresentação do professor doutor da USP, Jorge Machado, sobre Marco Civil da Internet. O professor considerou a importância da discussão hoje existente em nosso país sobre o Marco Civil da Internet. Para ele, os trabalhadores e os segmentos sociais democráticos devem acompanhar e participar ativamente deste debate na sociedade e no Congresso Nacional para defender os direitos civis e a democratização da comunicação.
“O projeto de lei está em vias de ser votado no Congresso Nacional e visa garantir os direitos dos usuários. Inclui proteção de dados privados, liberdade de expressão, cobra responsabilidade dos provedores de acesso à internet e serviços, entre outros pontos. Vai regulamentar uma área que ainda não existe regulamentação e está sujeita a abusos e interpretações equivocadas,” conclui o professor.
No período da tarde, a agenda do encontro prevê a palestra do professor doutor da UFABC – Universidade Federal do ABC, Sérgio Amadeo, sobre o processo interativo da comunicação, com uma avaliação do Ciberativismo e Cultura Hacker. Além da palestra, estão previstos trabalhos em grupos e oficina sobre redes sociais, focado na ferramenta facebook.
José Carlos de Araújo
Assessoria de Imprensa – CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado