CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ROSANE BERTOTTI FALA SOBRE A XVII PLENÁRIA DO FNDC E SAÚDA A PARTICIPAÇÃO DA CNTSS/CUT NO EVENTO
01/10/2013
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
A realização da XVII Plenária do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, que aconteceu de 21 e 22 de setembro, em Brasília, marcou uma importante etapa do processo de luta desencadeado pelas entidades filiadas a esta instituição. A discussão e aprovação do Estatuto Social e a estratégia definida para coleta de assinatura para o Projeto de Lei sobre Mídia Democrática foram dois pontos de destaque na pauta do encontro, que reuniu 62 delegados e 34 observadores vindos de todo o país.
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, que também é filiada ao FNDC, contou com representante na Plenária. Para se ter uma ideia, o Fórum tem hoje 235 entidades cadastradas. Rosane Bertotti, secretária de comunicação da CUT Nacional e coordenadora do FNDC, concedeu uma entrevista para o site da Confederação onde faz um balanço da Plenária, fala dos desafios imediatos que estão postos para conquista da democratização da mídia e saúda com entusiasmo a aproximação do Ramo da Seguridade Social nesta importante luta para os trabalhadores e para o país.
“Nós, do FNDC, saudamos com alegria esta maior participação da CNTSS/CUT nos nossos debates. Além das lutas sobre temas específicos da categoria, a Confederação abraça, junto com a CUT, mais esta bandeira pela democratização da Comunicação. Está é uma luta estratégica para ampliar e aprofundar a democracia e os direitos dos trabalhadores. A comunicação é um direito de todos. A grande pauta que temos para agora está centrada no Projeto de Lei da Mídia Democrática,” reitera a secretária da CUT.
Como ações imediatas, os delegados e observadores votaram pela intensificação da coleta de assinaturas para o Projeto de Lei da Mídia Democrática. Outubro será marcado pela campanha de assinaturas para o projeto de Lei. Ficou definido que o momento central para este trabalho acontecerá entre os dias 14 e 20, na Semana pela Democratização da Comunicação. Lembrando que em 18 de outubro é comemorado o Dia Nacional pela Democratização da Comunicação. A XVII Plenária Nacional teve em seu encerramento um ato público de apoio ao Marco Civil da Internet.
Os blogueiros - A Plenária do FNDC contemplou os vários segmentos da comunicação. São profissionais ou entidades que atuam neste espaço e que lutam pela democratização da mídia. Mas vale a pena destacar a participação e a ação dos profissionais que desbravam há algum tempo o universo da Internet.
Estes profissionais são conhecidos como blogueiros, por atuarem, principalmente, na internet por meio de seus respectivos blogs. Trata-se, sem dúvida nenhuma, de um nicho de atuação de grande importância e que desponta como um contraponto expressivo ao oligopólio da mídia tradicional e conservadora.
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
Dois representantes desta “tribo” de guerreiros internautas estiveram presentes na Plenária. São exemplos fieis deste trabalho incansável pela democratização da comunicação: Conceição Oliveira, do blog Maria Frô, e Altamiro Borges, do blog do Miro, ambos do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Conceição Oliveira fala sobre o FNDC como um espaço que é resultado da reunião de entidades e ativistas que lutam pela democratização da comunicação. Para ela não será possível democratizar a mídia sem uma grande mobilização nacional. “A informação é tratada no Brasil como uma mercadoria, como negociação e um meio de fazer chantagem com o poder público,” afirma. Para terminar sua fala, “Maria Frô” faz um convite aos trabalhadores da seguridade social: “Bem vindos à luta.”.
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
É com esta concepção de agregar para a luta que Altamiro Borges vê o FNDC. Para ele, trata-se de um grande “guarda-chuva” que reúne todas as entidades que querem lutar contra o monopólio midiático existente no Brasil. “Temos um verdadeiro latifúndio da mídia no Brasil. Nosso foco imediato é a apresentação do Projeto de Lei da Mídia Democrática, baseado em dois eixos fundamentais: combate ao monopólio e diversidade e pluralidade da informação”, destaca Borges.
A próxima plenária do FNDC deverá ser realizada entre março e abril de 2014, com votação dos novos quadros de direção da entidade.
Veja mais alguns textos sobre este tema:
BRASIL PRECISA 'DESESPERADAMENTE' REGULAR A MÍDIA
Para Franklin Martins, o Brasil ficou grande e não cabe mais no cercadinho de meia dúzia de famílias que detém as comunicações
http://www.cut.org.br/destaque-central/53362/brasil-precisa-desesperadamente-regular-a-midia
PARA RELATOR, MARCO CIVIL BRASILEIRO PROTEGERÁ INTERNAUTA
TEXTO DA LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA
http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/index.php/2013-04-30-15-58-11
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado