Discute igualdade de oportunidade na vida, no trabalho e no movimento sindical.
Cerca de 70 mulheres e alguns homens representando 28 entidades, entre sindicatos, federações, confederações e subsedes da CUT, participaram nesta sexta-feira (8 de maio) do Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/ SP. O tema proposto para o encontro foi o da igualdade de oportunidade na vida, no trabalho e no movimento sindical.
Através da representação da pintura e da colagem as participantes do seminário tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões e reflexões sobre a inserção das mulheres no mundo do trabalho e nos espaços do movimento sindical.
A partir da constatação das dificuldades enfrentadas mulheres e homens foram desafiados a propor formas de superação. A riqueza e a diversidade de contribuições possibilitou que o encontro fosse avaliado positivamente por todas e todos presentes.
Na avaliação das participantes, embora venha crescendo a participação das mulheres no movimento sindical, entretanto, as posições mais valorizadas nas direções sindicais permanecem sendo ocupadas por homens.
O encontro também destacou a importância de se humanizar os espaços sindicais e desconstruir determinadas práticas e culturas enraizadas em nosso cotidiano, principalmente a naturalização que se faz em relação aos papéis que são atribuídos a homens e mulheres, transformando as diferenças em desigualdades.