12º CECUT avança com Grupos de Trabalho e lançamento da Rede Brasil Atual
Luiz Carvalho
O 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CECUT) chegou ao segundo dia nessa quinta-feira (21), com dois importantes momentos de discussão. Pela manhã, os delegados e as delegadas fizeram contribuições ao regimento, ao texto base e apresentaram propostas de mudança no estatuto.
Membros da direção da CUT/SP aproveitaram a ocasião para fazer um balanço da atual gestão. O secretário geral da entidade, Adi dos Santos Lima, destacou a mobilização para a efetiva implantação da Lei Maria da Penha (que coíbe a violência doméstica), o ato contra o aumento dos deputados federais, em 2006, e as conferências dos servidores estaduais, dos municipais e dos rurais.
Ele lembrou que os encontros envolvendo os servidores e os trabalhadores do campo contribuíram para estabelecer estratégias de organização dos ramos, o diagnóstico das cidades que não possuem organização sindical e a urgência de lutar pelo meio-ambiente, contra o agronegócio abençoado pelo governador paulista, José Serra.
“Nosso grande objetivo aqui é criar uma agenda que inclua todos os segmentos, públicos e privados, rurais e urbanos, porque se não estivermos juntos, será impossível enfrentar o modelo já em funcionamento no Estado”, avaliou Adi.
“Sabemos das dificuldades que tivemos, mas não fugimos de nossa responsabilidade. Mesmo diante da crise, fomos às ruas mostrar nossa garra e poder de enfrentamento”, acrescentou o secretário.
GTs - No período da tarde, a Central promoveu a formação de 10 Grupos de Trabalho: Gênero, LGBT, Igualdade Racial, Juventude, Saúde do Trabalhador, Pessoas com Deficiência, Formação, Comunicação, Política para o Campo e Relação da CUT com os movimentos sociais.
Mais de 700 trabalhadores participaram das discussões, com destaque para o grupo da Saúde, que contou com 106 integrantes. No total, foram aprovadas cerca de 200 propostas. Durante toda esta sexta-feira, os delegados e as delegadas votarão as estratégias, as políticas permanentes e o plano de lutas da CUT/SP para o próximo período.
Rede Brasil Atual - Ainda no período da manhã, o Secretário de Comunicação da CUT/SP, Daniel Reis, fez o lançamento da Rede Brasil Atual. O portal www.redebrasilatual.com.br funcionará como uma agência que reunirá informações produzidas pelos veículos ligados aos Sindicatos Cutistas e parceiros dos movimentos sociais, além de material da Revista do Brasil e do programa de rádio Jornal Brasil Atual. “Esse é uma conquista de todos os trabalhadores”, afirmou Daniel.
O dirigente levou ao plenário também o impresso Brasil Local, um veículo de quatro páginas da Rede Brasil Atual que passou a circular gratuitamente na zona sul da capital paulista.
Nesta sexta - O 12º CECUT prossegue nesta sexta-feira (22), com a criação de um plano de lutas e políticas permanentes. Haverá também o lançamento das cartilhas LGBT e de terceirização e da campanha de igualdade de oportunidade na vida, no trabalho e no movimento sindical. O assessor nacional da CUT, Leonardo Severo também apresentará o livro “Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo”.
No sábado (23), a Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo encerra o 12º CECUT com a eleição e a posse da nova direção da entidade.