Em uma movimenta assembléia realizada no início da tarde de hoje, 22/06, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram realizar greve a partir da próxima quinta-feira, dia 25/06, integrando a mobilização nacional da categoria.
O movimento visa pressionar o governo federal a negociar as reivindicações da categoria, especialmente a implantação da Carreira o Seguro Social, com incorporação das gratificações, mudança no modelo da avaliação do desempenho e a retirada do projeto de lei que permite a demissão por insuficiência de desempenho.
Sem carreira, atualmente 70% do salário do servidor são gratificações. Como não são incorporadas, os servidores têm uma grande perda no valor da aposentadoria.
A categoria também reivindica 30 horas semanais sem perdas salariais, especialmente porque as atividades de atendimento são intensas e demandam esforços demasiados.
Para José Bonifácio, coordenador geral do Sindsprev/PE, os servidores do INSS mostram disposição de luta e vai continuar defendendo a abertura de negociações com o governo.
Em Brasília, dirigentes da CNTSS-CUT, continuam realizando contatos com representantes do governo visando à abertura das negociações.
“O avanço na qualidade do atendimento se deve muito ao compromisso dos servidores do INSS com os segurados, mantido mesmo em condições precária de trabalho, frisou”.