Em junho último, de 18 a 20, aconteceu o 10º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores/PA - 10º CECUT, onde foi discutida a nova Direção a ser eleita para o triênio 2009/2012.
Nas várias reuniões de articulação para composição de Chapa e sempre no sentido de unificar todos os grupos, vários nomes surgiram como pré-candidatos a Presidência da CUT.
O nome da companheira Miriam Andrade foi construído por consenso. Quando foi convidada argumentou que como já tinha várias atividades assumidas, como por exemplo o cargo de Coordenadora Geral de Política Sindical do SINDSAÚDE/PA; Secretária de Formação da CNTSS/CUT, assim como Coordenadora da Mesa de Negociação Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Pará e ter um Estado Continental como é o seu, organizando a base de servidores da saúde, era uma tarefa grandiosa demais para mais esse desafio.
No Entanto, alguns companheiros e companheiras não aceitavam a negativa da companheira Miriam e resolveram investir mais uma vez chamando-a a responsabilidade de que a Central do Pará precisava voltar a ter visibilidade e maior inserção junto aos movimentos sociais.
No último dia do Congresso (20/06) em CHAPA ÚNICA de composição Miriam Andrade foi eleita a primeira mulher Presidenta da CUT/Pa, assumindo um desafio quase do tamanho da Região Amazônica, acreditamos que a companheira tem condições para isso e ficamos torcendo por ela.
PARABENS COMPANHEIRA, SUCESSO!!!!!!.