Nesta quarta, 15/07, a partir das 14h, no auditório do Sindsprev, assembléia dos servidores do INSS de Pernambuco avalia os últimos informes e as negociações entre o governo e o movimento nacional de greve, ocorridas na quarta-feira, 8/07, em Brasília.
A reunião de negociação foi realizada com o líder do Governo na Câmara Federal e o intermediador das negociações, deputado Henrique Fontana (PT/RS); representantes do Ministério da Previdência Social; da CNTSS-CUT e Fenasps, representando os servidores do INSS; além dos deputados federais Maurício Rands (PT-PE) e Paulo Rocha (PT-PA), entre outros parlamentares.
O Sindsprev/PE considera que o encontro foi importante porque deu continuidade ao processo de reabertura das negociações sobre a greve do INSS. Este espaço foi conquistado a partir das mobilizações dos servidores nos estados e dos esforços da CNTSS/CUT e Fenasps em estabelecer negociações visando à solução do impasse.
Há pontos que não abrimos mão porque atentam contra o legítimo direito de greve dos servidores. Vamos continuar firmes para reverter o desconto dos dias parados para o código de greve (95) e não da forma como quer o governo, através do código de falta injustificada (28) e a imposição de altíssimas multas aos sindicatos.
Repudiamos a atitude do governo federal de não respeitar a organização sindical dos servidores, usando até ações judiciais que objetivam o desmantelamento dos sindicatos. Atitude inaceitável para um governo eleito com apoio dos movimentos sociais e sindicais. Reafirmamos nossa posição em defesa dos interesses dos servidores do INSS e na luta para assegurar que os trabalhadores não sejam penalizados pelas medidas autoritárias do governo.
Nesta segunda-feira, 13/07, as duas entidades nacionais vão continuar buscando o apoio dos parlamentares visando encontrar uma saída negociada para o impasse. Ao mesmo tempo, o Comando Estadual de Greve mantém as mobilizações, percorrendo os locais de trabalho na capital, região metropolitana e no interior.