Escrito por Leonardo Severo
O Portal do Mundo do Trabalho se firma como a principal página web do movimento sindical brasileiro, alcançando a marca dos 22.816 acessos na última sexta-feira (7 de agosto), com a cobertura jornalística do 10º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores.
Além de possibilitar aos internautas que acompanhassem alguns dos principais debates do evento ao vivo pelo WWW.cut.org.br, o Portal publicou reportagens e disponibilizou fotos e vídeos em tempo real, o que turbinou os acessos.
Entre outras lideranças presentes ao evento, que reuniu mais de 40 países, foram entrevistadas representações sindicais da Bolívia, Colômbia, Cuba, Haiti e Honduras, que fizeram uma abordagem da crise e da integração latino-americana, do desafio e das perspectivas para nossos países e povos. Ao lado as contribuições dos sindicalistas, as análises de ministros, ex-ministros, intelectuais e parlamentares ganharam espaço, ao lado dos vários painéis sobre o mundo do trabalho e o desenvolvimento.
"Creio que este sucesso da cobertura é resultado de um sério trabalho de equipe, do envolvimento militante de todos os nossos profissionais da CUT Nacional, da CUT São Paulo e de vários ramos, que contaram com o apoio técnico dos companheiros e companheiras da Via TV, TVT, Rede Brasil Atual, Rede Abraço de Rádios Comunitárias e da Rede Social Mobilização BR", declarou a secretária nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti. Reeleita no 10º CONCUT, a dirigente cutista também sublinhou a "importante contribuição dada por veículos parceiros como Brasil de Fato, Caros Amigos, Carta Capital, Hora do Povo e Repórter Brasil, que têm se revelado fundamentais para a democratização da comunicação e que sublinham a necessidade da desconcentração das verbas publicitárias".
Na avaliação do secretário geral da CUT, Quintino Severo, também reeleito, "os avanços obtidos com o Portal fortalecem a ação da Central na disputa de hegemonia, rompendo a barreira imposta pela chamada grande mídia e dando visibilidade à afirmação de um projeto nacional de desenvolvimento, de investimento nos programas sociais e em políticas públicas de emprego e renda".
No ar desde maio de 2002, o Portal vê crescer diariamente o número de acessos, já totalizando mais de oito milhões de page views, 95,6% deles no Brasil, seguido pelo Uruguai, com 60.732 acessos; EUA, 53.812; Portugal, 27.043 e Argentina, 21.834.