O Dia do Servidor, 28 de outubro, foi marcado pela manifestação dos servidores estaduais da saúde, que foram à Assembleia Legislativa para reivindicar a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos - PCCV - próprio da categoria.
A direção do SindSaúde/PR entregou aos deputados uma carta solicitando o apoio à implantação do plano de carreira. O texto também esclarece que as gravações divulgadas pelo sindicato com as falas do líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), não estão fora de contexto. A gravação, que vem sendo veiculada em rádios e em carros de som, foi feita no Dia do Servidor do ano passado, quando Romanelli prometeu o pagamento das promoções e a implantação do PCCV da saúde.
Vários deputados subiram à tribuna da Assembleia para apoiar a proposta do PCCV. Romanelli recebeu os representantes do SindSaúde, que argumentaram que a implantação do plano não causa nenhum impacto imediato nas contas do Estado. O deputado reafirmou que o PCCV é uma necessidade e se dispôs a intermediar a negociação do plano de carreira junto ao governo. Na próxima quarta-feira, 4 de novembro, a direção sindical volta a se reunir com o líder do governo e com o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) para expor dados sobre o PCCV.
Para a direção do SindSaúde, o resultado do encontro foi positivo e abre caminho para a retomada das negociações do plano de carreira.
Histórico
A proposta do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos próprio da saúde é fruto do trabalho de uma comissão paritária, formada no ano passado pelo sindicato e a Secretaria Estadual de Saúde. Apesar de apenas dois pontos do plano não terem atingido um consenso, as negociações pararam no início deste ano. O SindSaúde vem, desde então, tentando negociar a implantação do PCCV junto às secretarias da Saúde e da Administração.
Atualmente, a categoria faz parte do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). No entanto, mesmo com o plano de carreira para a saúde estar especificado em lei federal e ter sido instituído em vários Estados e municípios brasileiros, ainda não foi implantado no Paraná
ExpoDrama
O ato do Dia do Servidor começou ainda pela manhã em frente ao Palácio das Araucárias. O SindSaúde participou da manifestação do Fórum das Entidades Sindicais, que levou sua pauta de reivindicações ao governo. Servidores da saúde mostraram o dia-a-dia da categoria com a “ExpoDrama”, representando doenças como dengue, tuberculose e a gripe A.
Fotos
Servidores mostram cotidiano da saúde com representação